15/09/2011: Entre os dias 14 e 16 de setembro, reuniram-se em Florianópolis os Comitês de Microcaracterização e de Educação em Defesa Agropecuária.
O comitê de microcaracterização tem como objetivo elaborar o procedimento operacional padrão de microcaracterização. A microcaracterização é um macroprocesso com o propósito de identificar, coletar, armazenar e recuperar todos os entes envolvidos no agronegócio, com importância para a defesa agropecuária, e identificar quais entidades e estruturas são necessárias para a execução de ações do serviço de defesa agropecuária. Participam deste comitê os funcionários José Fernando Mortari (GELAB), Daniele C. S. Hoffmann Kormann (ADR de Joinville), Iraê A. Pizzolatti (ADR de Tubarão), Daniel Remor Moritz (ADR de Criciúma) e Cristóvão Sérgio Bunn (ADR de São Joaquim).
Já o comitê de educação em defesa agropecuária tem como objetivo rever a forma de atuação da CIDASC em educação sanitária. A educação em defesa agropecuária visa disseminar, construir e apropriar conhecimentos por parte dos participantes das diversas etapas das cadeias produtivas associadas às atividades agropecuárias e pela população em geral, relacionados com a saúde animal, sanidade vegetal e idoneidade dos produtos, subprodutos e insumos agropecuários. Participam deste comitê os funcionários Diego Medeiros Gindri (ADR de Lages), Geraldo Scariot (ADR de Xanxerê), Celso Eduardo Wassmansdorf (ADR de Joinville) e Eleanora Schmitt Machado (GEDSA).
Os macroprocessos educação em defesa agropecuária e microcaracterização são componentes fundamentais da defesa agropecuária. O mapeamento dos processos na CIDASC é uma das entregas do Projeto Sistema de Gerenciamento da Defesa Agropecuária sob a Perspectiva da Gestão por Processos (SGDA-GP), projeto que compõe o PRÓ-GESTÃO (Programa de Reestruturação da Gestão da CIDASC).
Alan Luiz Rizzoli
GEPLA