A Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) busca novas alternativas para fortalecer ainda mais o vínculo entre suinocultor e a Entidade. Como ferramenta principal para auxiliar a atividade na gestão das propriedades, a ACCS criou a COASC – Cooperativa Agroindustrial dos Suinocultores Catarinenses, recentemente.
A COASC foi consolidada em 13 de fevereiro deste ano pela ACCS, para auxiliar o suinocultor através da redução de custos, possível pela compra conjunta, proposta da cooperativa. “Todos os meses são realizadas reuniões para fomentar a consolidação da Associação que, dentre as suas prioridades, prevê novas possibilidades para facilitar a compra e venda de produtos, por menores preços e condições favoráveis aos produtores”, descreve o presidente da ACCS e também da COASC, Losivanio Luiz de Lorenzi.
Para ampliar as oportunidades da Cooperativa e do Setor, a ACCS aposta em conhecimento. Nos dias 27 e 28 de junho, o colaborador da ACCS, Gentil Bônez, representou a Entidade no curso “Gestão de Compras e Fornecedores”, promovido pela SOCIESC – Educação e Tecnologia (Sociedade Educacional de SC), com sede em Blumenau. O curso com duração de 16 horas proporcionou novos conhecimentos. “O objetivo principal foi à capacitação para aplicarmos conhecimentos, técnicas e ferramentas que objetivem a melhoria contínua em agregar valor, reduzir custos, garantir confiabilidade nas entregas, melhorando a qualidade, aumentando a produtividade e consolidando a competitividade da Cooperativa Agroindustrial dos Suinocultores Catarinenses – COASC”.
Bônez destaca ainda que por meio da capacitação foi possível obter uma nova visão de mercado. “O curso foi muito produtivo, apresentou o significado da gestão clara para termos um bom planejamento estratégico em compras e vendas no mercado competitivo atual, objetivos estes que vão de encontro ao que estamos construindo junto com os membros fundadores da Cooperativa, COASC”.
A Cooperativa já possui estatuto e está sendo coordenada pela ACCS. Desde o mês de fundação já foram realizadas duas compras no valor total de R$ 229 mil. A Cooperativa obteve lucro de 29% na primeira compra em relação aos demais fornecedores.
Fonte: ACCS