Na última semana (25/6), 23 pequenos produtores de maçã da região de Fraiburgo em Santa Catarina receberam o selo internacional GLOBAL G.A.P. A certificação assegura ao consumidor que todo o procedimento de produção, desde o plantio até o momento em que a fruta deixa a fazenda, seguiu normas internacionais.
“Esta certificação é como uma garantia de qualidade e procedência aos consumidores, que é a grande motivacão do processo. Com o programa, estamos agregando mais valor à cadeia macieira brasileira, com um padrão de exigência e qualidade internacionais”, explica Adriano Abrahão, gerente de Marketing de Hortifruticultura da BASF, uma das empresas parceiras do programa. Segundo ele, os produtores ainda não recebem, porém, um diferencial de preço por essas frutas e elas são, por enquanto, comercializadas no mercado interno.
Para receber o selo, os produtores passaram por uma intensa capacitação, que teve início em junho de 2011 e que, ao todo, contempla 57 propriedades. Além das 23 propriedades certificadas, outras 34 continuam no processo de capacitação e, em breve deverão conseguir a certificação.
O selo, que leva o nome de uma organização não-governamental (G.A.P) cujo objetivo é estabelecer normas comuns de boas práticas agrícolas e qualidade do produto in natura, é uma parceria entre a BASF, responsável pelo desenvolvimento de cadernos de campos e treinamentos relacionados a boas práticas agrícolas, o Sebrae/SC, que cuidou da implementação, capacitação e consultoria em gestão, qualidade e boas práticas agrícolas e a Fischer S/A Agroindústria, responsável pela elaboração e coordenação da ação, especialmente ao que se refere a cronograma, capacitação e análises de resíduos laboratoriais relativos à certificação.
A região de Fraiburgo/SC é responsável hoje pela produção de 250 mil toneladas de maçãs por ano.
Fonte: Portal Sou Agro