A Raiva dos Herbívoros acarreta prejuízos sócio-econômicos aos produtores rurais, bem como constitui risco à saúde pública. Por esse motivo, a Equipe da Raiva da ADR de São José, realiza ações concretas no controle do morcego hematófago ( Desmodus rotundus), transmissor desta doença.

São realizadas diversas capturas mensais, em diferentes propriedades dos 13 municípios que compõe a Administração Regional.

Recente notificação no município de Rancho Queimado indicou uma casa desabitada, onde foi constatada a existência de uma colônia de morcegos hematófagos, que utilizava a residência como abrigo artificial. Cerca de 300 indivíduos habitavam o local. Foram capturados 36 animais, dentre os quais fêmeas grávidas, filhotes e machos. Do total de capturados, 5 exemplares foram enviados ao laboratório; os demais foram tratados com pasta vampiricida e soltos.

Visita posterior indicou a inexistência de morcegos no local.

Ações como esta resultam em significativa redução na densidade do hospedeiro principal da raiva dos herbívoros, diminuindo de forma considerável o número de casos da doença.

Fonte: Administração Regional de São José