Equipe CIDASC no evento, com presença do presidente Enori Barbieri

Equipe CIDASC no evento, com presença do presidente Enori Barbieri

Durante a realização do XVI Simpósio Brasil Sul de Avicultura, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca irá tratar de temas importantes ligados à sanidade animal. Na terça-feira (7), haverá duas reuniões técnicas sobre a compartimentação da cadeia avícola e o destino dos animais mortos em propriedades rurais. O secretário Moacir Sopelsa e o secretário adjunto Airton Spies estarão em Chapecó para participar dos encontros e da abertura oficial do Simpósio, que acontecerá às 19h30 no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês.

Pela manhã, Sopelsa irá tratar da compartimentação da cadeia avícola em Santa Catarina, preconizada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O novo procedimento recomenda que empresas do setor avícola mantenham suas populações animais sob rigoroso controle de biossegurança, especialmente para influenza aviária e doença de Newcastle, com a aplicação de medidas de vigilância e controle de doenças.

A reunião será para avaliar a viabilidade da aplicação da compartimentação em Santa Catarina, regulamentada pela Instrução Normativa nº 21 de 21 de outubro de 2014 do Ministério da Agricultura. O Mapa certifica as empresas que seguem os procedimentos, o que pode favorecer na manutenção e busca de novos mercados internacionais para o setor de aves.

Na parte da tarde, a reunião técnica envolvendo entidades públicas e privadas avaliará o destino das carcaças de animais mortos em propriedades rurais. A intenção é encontrar uma alternativa para reduzir os impactos ambientais e sanitários dos animais que eventualmente morrem nas propriedades rurais. Uma das propostas é que os bovinos, suínos e aves sejam recolhidos da propriedade para que seja dado o destino adequado, podendo inclusive servir como adubo orgânico.

XVI Simpósio Brasil Sul de Avicultura

O evento acontece de 7 a 9 de abril e reunirá 15 palestrantes nacionais e internacionais no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês, em Chapecó, para discutir as tendências de mercado, desafios sanitários e logística na avicultura.  A abertura oficial acontecerá nesta terça-feira (7), às 19h30, com a participação do secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa.

— 

Ana Ceron

Luiz Henrique Monticelli

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca

imprensa@agricultura.sc.gov.br