A CIDASC de São Joaquim realizou no dia 13 de Abril de 2015, reunião com Responsáveis Técnicos (RT) que atendem a cultura da Macieira, onde foi tratado da Biologia, Epidemiologia, Situação no RS e SC e dos Procedimentos à Prevenção e Erradicação do Cancro Europeu da Pomáceas (Neonectria ditissima).
A Abertura foi realizada pelo Gerente Regional da CIDASC de São Joaquim Luiz Carlos Rodrigues Martins, seguido pelo Gerente Estadual de Defesa Sanitária Vegetal Eng. Agr. Aarão Luiz Schmitz Jr, pelo Presidente da AMAP (Associação dos Produtores de Maçã e Pêra de SC) Eng. Agr. Sálvio Rodrigues Proença, pelo Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São Joaquim Eng. Agr. Velocino Bolzani Neto e pela Presidente da Associação Serrana de Eng. Agr. Rosângela Costa Rodrigues Pasetto.
O tema Cancro Europeu foi explanado pelos pesquisadores Fitopatologistas Dr. Silvio André Meirelles Alves da EMBRAPA – Vacaria, pelo Dr. Jerônimo Vieira de Araújo Filho da EPAGRI – Estação Experimental de São Joaquim e pelos Fiscais Estaduais Agropecuários Eng. Agr. Yuri Jivago Ramos e Eng. Agr. MSc Reinhard Krueger e participação do Eng. Agr. Osmar Volpato da CIDASC . A reunião teve a participação de mais de 100 RTs, principalmente dos municípios da ADR de São Joaquim, mas também de outras regiões (ADR) produtoras de maçãs a exemplo de Lages, Mafra, Videira.
Os altos riscos dessa doença à pomicultura e os procedimentos a serem adotados nos pomares visando a prevenção e erradicação da doença nas regiões produtoras do Estado de Santa Catarina foi esclarecido detalhadamente.
Fonte: ADR de São Joaquim