Para tratar do uso de resíduos das indústrias de papel e celulose como insumo agrícola, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) irá reunir técnicos e lideranças ligadas aos setores nesta quinta-feira (28), em Canoinhas. A abertura do I Seminário Regional sobre Uso Agrícola dos Resíduos das Indústrias de Celulose e Papel acontece às 13h30 na sede campestre do Clube Canoinhas e contará com a presença do secretário adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.
O evento espera criar propostas e linhas de ação para o uso racional dos insumos gerados pelas empresas de papel e celulose, contribuindo para o desenvolvimento regional. O Planalto Norte catarinense tem na produção e reciclagem de papel um importante componente para a construção do seu Produto Interno Bruto (PIB) e há 15 anos a Epagri desenvolve pesquisas para aplicar os resíduos gerados pelas empresas como insumos agrícolas.
O engenheiro agrônomo da Epagri e mestre em Ciência do Solo, José Alfredo da Fonseca, explica que a aplicação dos resíduos com o viés agronômico atende os interesses tanto das empresas, para adequar os passivos ambientais, quanto do Estado que gera tecnologias aplicáveis no meio rural.
Fonte: Secretaria do Estado da Agricultura e Pesca de Santa Catarina