Audiência pública em Brasília irá tratar do déficit da balança comercial de lácteos registrado no primeiro semestre e das medidas de incentivo às exportações. O evento, promovido pela Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara dos Deputados, reunirá representantes do Governo e lideranças do setor nesta quinta-feira (27), às 10h, no Plenário 4. O secretário adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, será um dos palestrantes da Audiência.
O Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo e responde por 66% do volume total produzido nos países do Mercosul. Santa Catarina é hoje o quinto produtor nacional de leite. Com um crescimento médio de 8,6% ao ano, é responsável por 7,9% da produção do Brasil. São mais de 80 mil famílias rurais envolvidas com a produção de leite no estado, a maioria sendo agricultura familiar.
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, de janeiro a julho, o setor registrou um déficit em equivalente-leite de 358,5 milhões de litros, mais que o dobro do apresentado no total de 2014, que foi de 159 milhões de litros. De janeiro a maio de 2015, apesar da alta do dólar, as importações cresceram 37% em volume em comparação com os cinco primeiros meses de 2014.
Informações adicionais:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br