Em 05/12/12, no auditório da CIDASC de Tubarão aconteceu encontro envolvendo os proprietários ou Responsáveis Administrativos das empresas que comercializam Agrotóxicos e Sementes e Mudas.
O Evento foi presidido pelo Engenheiro Agrônomo Ricardo Miotto Ternus, Responsável Regional pela Área de Agricultura, que apresentou os resultados das fiscalizações efetuadas no ano de 2012 e as ações que serão desencadeadas para o ano vindouro com ênfase em agrotóxicos e, prestou esclarecimentos sobre os processos de fiscalização de sementes e mudas com a coleta oficial de amostras
Abordou sobre os agrotóxicos, domissanitários e jardinagem amadora, devido à Orientação Técnica do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA 003/2011 que esclarece as características que os produtos devem ter e assim evitar o desvio de Uso.
Sobre as sementes e mudas (Decreto. Estadual 3.378/10), no comércio, no trânsito e no armazenamento, as sementes e a mudas devem estar identificadas e acompanhadas da respectiva nota fiscal ou da nota fiscal de produtor, do atestado de origem genética, certificado ou termo de conformidade, em função de sua categoria ou classe. As sementes e mudas só poderão ser comercializadas em embalagens originais e invioladas, do produtor ou do reembalador, identificadas de acordo com as exigências da lei.
Para o Gerente Regional, Claudemir Souza dos Santos, o encontro teve o propósito de estabelecer um intercâmbio/parceria com os estabelecimentos comerciais de forma a colocarmos no mercado produtos de procedência, salvaguardando o consumidor que é o objetivo principal.
Fonte: Hélio Medeiros Leandro e Janice Ebel