Foto: Administração Regional de São Joaquim.

Foto: Administração Regional de São Joaquim.

Foi realizada nesta quinta-feira, 12, a formatura de 24 jovens no Curso Liderança, Gestão e Empreendedorismo para jovens rurais, com enfoque em olericultura. Realizada na Casa da Cultura, o evento contou com a presença do presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann; a secretária de Estado de Desenvolvimento Regional – São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani e os gerentes regionais de São Joaquim, Názaro Vieira Lima e de Lages, Olmar Neuwald, colaboradores da Epagri, o Gerente Regional da Cidasc de São Joaquim, Rides Campos Ferreira, o Coordenador de Agricultura, Reinhard Krueger, A Coordenadora de Pecuária Beatriz Vieira Paes e familiares dos formandos.

Promovido pela Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina das regiões de São Joaquim e Lages, com recursos do SC Rural, o curso realizado no Centro de Treinamento de São Joaquim (Cetrejo) envolveu alunos de dez municípios da região da Amures: São Joaquim, Urubici, Bom Retiro, Lages, Otacílio Costa, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Painel, São José do Cerrito e Palmeira.

Esta é a terceira turma do curso, que neste ano foi voltado para a olericultura, que é a área da horticultura, que abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas. Com duração de nove meses, o curso iniciou em março, com encontros mensais de 24 horas.

O presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann agradeceu a confiança dos pais dos jovens que acreditaram no curso: “Hoje o agricultor precisa estar bem inteirado em inovação e tecnologia, para não apenas produzir, mas para também ter lucro e fazer uma gestão profissional da propriedade. Com este pensamento é que o curso é oferecido”, apontou o gerente.

A secretária de Desenvolvimento Regional, Solange Scortegagna Pagani destacou a iniciativa do Programa SC Rural de investir na formação dos futuros empreendedores e sucessores das propriedades rurais. “O conhecimento que adquiriram é uma oportunidade, com um retorno imediato nas propriedades”, ressaltou a secretária.

 

A jovem formanda Marielly de Liz Velho, de Otacílio Costa afirma que o curso foi essencial para sua vida, onde adquiriu conhecimento e técnicas para aplicar em sua propriedade. “O curso amplia e aponta oportunidades que temos dentro da propriedade”, destacou a jovem que a partir de 2016 passará a fornecer hortaliças para escolas de seu município.

 

Fonte: Administração Regional de São Joaquim