Colheita da uva Goethe.
crédito: Henry Goulart

Os agricultores de Urussanga e região começam nesta semana a colheita de 500 toneladas da uva Goethe comemorando a conquista de 2012 do registro da Indicação de Procedência (IP) dos Vales da Uva Goethe, que foi a primeira Indicação Geográfica do Estado. A IP foi concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e seu uso é regulamentado por um conselho regulador local. Este conselho, que é dirigido pelo enólogo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), Stevan Grützmann Arcari, e pelo produtor Deivson Baldin, e é quem vai autorizar o uso de um selo com a marca da IP nas garrafas dos vinhos que forem produzidos no Vale da Uva Goethe, com uva produzida na região.

Nesta terça-feira, 22, está programada, às 18 horas, uma missa com a participação do grupo Cantando Si Vá, e depois ocorrerá uma confraternização na Praça Anita Garibaldi, com entrega do troféu Amigo do Vinho Goethe e esmagamento da uva realizado pelas rainhas das festas da região.

Para o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, a conquista da Indicação Geográfica para uva Goethe é um exemplo para todas as cadeias produtivas de Santa Catarina por ser uma iniciativa dos produtores, que apoiados do poder público obtiveram sucesso. “Eles estão transformando o vinho Goethe em um produto que projetará o Estado no cenário nacional”, destaca Rodrigues.

A uva Goethe homenageia o poeta alemão J.W. Goethe (1749-1832), célebre autor de Fausto e lembrado por uma frase boêmia: “A vida é muito curta para beber vinhos ruins”. Branca como a uva Itália, a Goethe, no auge da maturação, pode apresentar a cor rosada parecida com a Niágara. Descendente da variedade vinífera muscat, com cruzamento de baixo percentual com a isabella, foi selecionada por volta de 1850 por Edward Roger, botânico americano que gostava de dar o nome de pessoas a seus híbridos. Trazida ao Brasil em 1890, a Goethe encontrou bom hábitat na região carbonífera catarinense.

Ali, o microclima formado entre a Serra Geral e o Oceano Atlântico parece ser extremamente propício à variedade, cultivada em altitudes de 35 até 400 metros. Foi nessa região que a uva Goethe encontrou o clima e a geografia ideal para se desenvolver e, pelas mãos de famílias de imigrantes italianos, se transformou numa bebida única. Hoje, ela significa a possibilidade de aliar desenvolvimento econômico e preservação da identidade cultural de um território que abrange oito municípios.

Segundo Stevan Grützmann Arcari, enólogo da Estação Experimental da Epagri em Urussanga e diretor do Conselho Regulador da IP, a vitivinicultura sul catarinense não tem o peso econômico de outras regiões, mas ocupa mais de 300 hectares, 40 dos quais da variedade Goethe. O fato de ter conseguido a primeira IP de Santa Catarina e uma das primeiras do setor vinícola brasileiro comprovam que para um produto obter reconhecimento não precisa ter grande expressão econômica, basta ter identidade cultural, manter a tradição de produzir com qualidade e principalmente boa vontade dos produtores e agentes públicos.

Programação da 5ª Vindima Goethe

Dia 22 – terça-feira
DIA MUNICIPAL DA UVA E DO VINHO GOETHE
18h30 – Missa “Abençoando as mãos que colhem” em comemoração ao dia municipal da uva e do vinho Goethe na Igreja Matriz de Urussanga, celebrada pelo padre Carlos Weck com a participação do Grupo Folclórico “Cantando Si Va”.
19h30 – Confraternização na Praça Anita Garibaldi. Entrega do troféu “Amigo do Vinho Goethe” com polenta preparada pelo grupo “Amici della Polenta”. Esmagamento da uva pelas rainhas e princesas das festas da região.

Dia 23 – Quarta-feira
20h – I Encontro de produtores de vinho artesanal – Comunidade de Azambuja – Pedras Grandes.

Dia 24 – Quinta-feira
20h – Exibição de filme acompanhado de degustação comentada de vinhos da região – Centro Social Urbano – Bairro da Estação – Urussanga.

Dias 25, 26, 27 de janeiro e 1 de fevereiro
5h30 – Voos de balão sobre os Vales da Uva Goethe (conforme condições climáticas), mediante reserva antecipada – R$ 27

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca