Os governos de Santa Catarina e do Paraná inauguram hoje, 10, a nova barreira sanitária em Garuva. A área total é de 14 mil metros quadrados. O prédio passou por reforma para ser utilizada pelos dois Estados para atuar no controle de saída das cargas agropecuárias catarinenses para o Paraná e no ingresso de cargas vegetais e animais em território catarinense.
A solenidade será às 14h, no quilômetro 10 da BR-101, sentido Paraná. Estarão presentes o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Enori Barbieri, e o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar, Inácio Afonso Kroetz.
“Pela BR-101 passa grande volume de cargas de todo o Sul. Poderemos executar ações conjuntas de combate a focos de doenças e pragas de notificação obrigatória em ambos os territórios”, avalia Barbieri. Santa Catarina possui 63 barreiras e o controle sanitário rendeu ao Estado a certificação de zona livre de peste suína clássica e está há nove anos com a certificação de zona livre de febre aftosa sem vacinação.
O compartilhamento da área atende resolução do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Codesul na qual os estados signatários – Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul – possam fazer o compartilhamento de estruturas instaladas nas divisas interestaduais. “Faremos a formalização da cooperação e essa barreira é muito importante para reforçar o trabalho de defesa sanitária dos dois Estados”, disse o presidente da Adapar. O Paraná possui 33 postos de fiscalização.
Fonte: Ana Paula Keller, Adr de Joinville.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/