Agora a Agroindústria Catarinense pode contar com mais um programa de apoio da Gerência de Classificação de Produtos de Origem Vegetal da Cidasc, o Selo de Conformidade Cidasc – SCC.
O Selo de Conformidade dá suporte aos pequenos negócios rurais e agrofamiliares dedicados à produção, processamento e comercialização de produtos de origem vegetal destinados ao consumo humano. Com o Selo de Conformidade, os estabelecimentos passam a operar pontualmente sob os ditames legais.
Vantagens e garantias proporcionadas pelo SCC
A empresa que possui o Selo de Conformidade Cidasc – SCC indica ao consumidor que aquele alimento passou por um rigoroso processo de produção e controle. Além de garantir que durante a produção aquele alimento foi controlado, os manipuladores foram treinados e o produto passou por análises antes de ir para o mercado.
Os produtores de alimentos parceiros do SCC tem à sua disposição uma ferramenta moderna, capaz de orientar a respeito da produção segura de alimentos, de modo a evitar eventos de contaminação.
Processo de aquisição e etapas de implantação do SCC
Para os interessados em adquirir o Selo, a adesão é voluntária. Ao despertar interesse, antes mesmo de iniciar o processo de implantação do SCC, o interessado pode solicitar a visita de Técnico Consultor para que ele verifique a Viabilidade Técnica do empreendimento que será elaborado com base no regulamento do Memorial Descritivo.
Podem receber o Selo de Conformidade Cidasc: segmentos produtores, fracionadores ou embaladores de alimentos de origem vegetal, tais como: conservas salgadas e doces, farinha de mandioca, erva mate, arroz beneficiado, frutas, doces em compota, entre outros.
Etapas de implantação do SCC
– Levantamento de inconformidade;
– Desenvolvimento do Plano de ação para corrigir as inconformidades;
– Correção das inconformidades;
– Treinamento dos manipuladores;
– Desenvolvimento do Manual de BPF;
– Desenvolvimento dos POP’s e seus Registros;
– Estabelecimento do plano de análises laboratoriais;
– Realização de análises laboratoriais;
– Aplicação de pré-auditoria;
– Aplicação de Auditoria;
– Implantação do Selo na embalagem.
ExpoSuper
Aproveitando a oportunidade de integração oferecida na Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados – ExpoSuper, a Cidasc e as empresas que já aderiram ao Selo, como a Rocha Alimentos, que trabalha com produtos feitos com mandioca; Moinho Jaraguá, com produtos feitos com mandioca e milho; Serra Frutas, com produção de maçã e pera; Bananas Santomé, com produção de bananas; e Alhos Kaluke, com produção de alho em natura, molhos, temperos e pães de alho, organizaram um estande no evento com a finalidade de divulgar às demais empresas presentes a importância de aderir ao Selo e as vantagens que ele traz para as marcas.
Durante o evento, o Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, conversou com os representantes das empresas que já aderiram ao Selo, assim como o Presidente da Cidasc, Enori Barbieri, que visitou os estandes das empresas, conversou com os representantes e pôde comprovar as melhorias já implantadas.
A representante da empresa Moinho Jaraguá, em conversa com o Presidente, afirmou que sua empresa passou por duas fases, uma antes da adesão ao Selo e outra depois de aderi-lo. “Os profissionais da Cidasc realizam um nobre trabalho na área da segurança alimentar. Além de trazer benefícios para o consumidor e a sociedade, esse trabalho fortalece as marcas parceiras”, declarou.
Galeria de Fotos
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom