O Dia de Campo na TV vai falar sobre o plantio de hortas circulares que otimiza a área plantada e garante renda o ano inteiro. O objetivo é ter um sistema sustentável e integrado de produção agrícola, usando melhor os pequenos espaços de terra e gerando o maior retorno possível com o mínimo de investimentos.

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

A horta em formato circular começou a chamar a atenção de agricultores e estudiosos nos anos de 1970. Nesse sistema o produtor tem que proteger o plantio com outras culturas, como a cana-de- açúcar para proteger as hortaliças da ação dos ventos. O plantio é feito em círculos, alternando culturas com um tanque de água no meio. Isso permite a otimização da área plantada, com diversificação de culturas e garantia de renda o ano inteiro. Trata-se de um sistema sustentável e integrado de produção agrícola, utilizando melhor os pequenos espaços de terra e gerando maior retorno possível com o mínimo de investimentos.

O sistema de hortas circulares busca respeitar a agricultura ecológica, contribuindo para um maior equilíbrio ambiental. Produtores do Norte Fluminense em fase de transição agroecológica estão comemorando as mudanças na qualidade de vida e no trabalho, utilizando o plantio em sistema circular. Nesse sistema, o produtor utiliza vários produtos alternativos, como adubo orgânico, esterco de animais, palhadas e o Agrobio, adubo foliar muito utilizado em plantio orgânico.

O Dia de Campo na TV  “Transição agroecológica com plantio em círculo” foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com Centro Estadual de Pesquisa em Agroenergia e Aproveitamento de Resíduos – Pesagro-Rio. Além do tema principal o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Assista ao programa (horário de Brasília):
Canal Rural (Net/Sky) – sexta-feira, às 9h
TV Câmara – sábado, às 7h, e reprise domingo no mesmo horário
NBR (TV do Governo Federal) – sexta-feira, a partir das 19h30

Fonte: Embrapa.

Alexandre Moretti
Centro Estadual de Pesquisa em Agroenergia e Aproveitamento de Resíduos – Pesagro-Rio

Telefone: (21) 3607-5608

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/