A Escola de Educação Básica Letícia Possamai, localizada no Distrito de Aterrado Torto, em Pouso Redondo, realizou no último sábado, 13, uma festa comunitária com diversas atrações. No decorrer das festividades, foi comemorado o sucesso do Projeto Sanitarista Júnior da Cidasc, implantado desde ano passado no educandário. Na Escola, o Projeto conta com 313 alunos participantes e dos dez alunos premiados no Estado, dois alunos são do Alto Vale do Itajaí.
O Projeto trabalha aspectos relativos à sanidade ambiental, através de ações que incluem: palestras, cartilhas impressas, saídas a campo para que as crianças conheçam barreiras sanitárias, hortas orgânicas, hidroponia, manejo de gado, rotatividade de culturas, alimentos seguros, desenvolvimento sustentável, entre outras. As ações tem como objetivo estimular os jovens para que eles se fixem no campo, evitando o êxodo rural.
Conforme o Diretor Institucional da Cidasc, Rodrigo da Silva Conceição, “são 60 escolas em 30 municípios catarinenses que mantém o projeto que é modelo prático de estímulo aos jovens rurais para que permaneçam em suas propriedades”.
Para o gestor do Departamento Regional da Cidasc de Rio do Sul, Raul Imhof, “o Projeto trabalha a questão ambiental e sanitária de modo prático e inclui conhecimentos do que vem se chamando de ‘agricultura limpa’”.
A Médica Veterinária da Cidasc, Karina Giacomini, que acompanha os alunos na EEB Letícia Possamai, declarou que o Projeto obteve sucesso absoluto na escola, refletindo na comunidade de entorno, e que as crianças chegam a ensinar o que aprenderam na escola, aos seus pais, que começaram a praticar técnicas agrícolas sustentáveis e/ou orgânicas, passaram a fazer rotação de culturas e tudo o mais que é exigido para produzir alimentos saudáveis.
A aluna Jenifer Baron, do 8º ano, entendeu que tem que trabalhar até com valores culturais para manter os cuidados de se produzir alimentos saudáveis. Ela diz que “cabe a cada um de nós preservar e proteger o ambiente, pois ele é o lugar onde vivemos com saúde”. Os alunos Eloísa Demétrio, Eloísa Xavier e Bernardo Esser Schaeffer, até fizeram uma maquete de uma propriedade rural mostrando práticas saudáveis de cultivo e cuidados sanitários com culturas e criações.
A Diretora da Escola, Professora Angelita Maria Delfina Vogel tem razão em comemorar, segundo ela, “a própria comunidade sente os reflexos de tantas ações comunitárias que iniciam na escola, como aquelas relativas ao Projeto Sanitarista Júnior”.
“Estimular a vida sustentável e diminuir o impacto ambiental são parte deste aprendizado, além de desenvolver a consciência ambiental na comunidade. As reações dos alunos são díspares, uns consideram que a inovação tecnológica vai ajudar a superar essas questões, enquanto outra parte acredita que é necessária uma mudança de comportamento” acrescentou a diretora.
Fonte: Estela Purnhagen / Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Regional de Taió.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/