O Dia Nacional do Campo Limpo é a data para celebrar os resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e reconhecer os elos da cadeia do Sistema Campo Limpo (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e Poder Público).

Foto: Departamento Regional de Videira

Foto: Departamento Regional de Videira

Comemorado todo ano no dia 18 de agosto, o Dia Nacional do Campo Limpo faz parte do Calendário Nacional desde 2008 e é sinônimo de integração e conscientização.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. A Cidasc é responsável pela Defesa Sanitária Agropecuária do Estado e, assim, está diretamente ligada às ações de controle do comércio de agrotóxicos e o devido descarte das embalagens.

Aproveitando as comemorações, no dia 16, o engenheiro agrônomo Cassiano Augusto Araujo do Departamento Regional da Cidasc de Videira promoveu a visita dos alunos da EEB. Profª Maura de Senna Pereira participantes do Projeto Sanitarista Junior a central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Tangará – ARDAVVI. Na ocasião os alunos da 7º série conheceram o processo de recebimento, separação e logística reversa das embalagens vazias de agrotóxicos. Receberam informações do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual EPI’s e da Tríplice Lavagem de embalagens. A ação tem por objetivo levar os alunos a reflexão,  conscientização e participação em atividades relacionadas à conservação do meio ambiente.

Foto: Departamento Regional de Videira

Foto: Departamento Regional de Videira

 

Quer saber mais sobre o Sistema Campo Limpo?

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – dispõe de uma plataforma de educação à distância que aborda, de forma didática, os procedimentos corretos para lavagem das embalagens de agrotóxicos, a legislação que regulamenta o seu descarte e a destinação final.

O curso é gratuito. Para conhecer basta acessar o site do inpEV: http://www.inpev.org.br/

Sobre o Projeto Sanitarista Junior

O Projeto Sanitarista Junior visa, através da educação, promover a mudança de atitudes e comportamento da comunidade frente aos problemas sanitários. Cultiva nas crianças, o amor pela natureza e o desejo de conhecer melhor o trabalho no meio rural. Ajuda a entenderem sua responsabilidade e da sociedade em geral na saúde animal, vegetal, ambiental e na produção de alimentos seguros, estimulando para que façam sua parte e cooperem, como cidadãos, na saúde pública e no desenvolvimento sustentável.

Fonte: Departamento Regional de Videira