O Projeto Sanitarista Junior da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc concluiu mais um capítulo da cartilha, após realizar apresentação sobre Defesa Sanitária Vegetal, para cerca de 75 alunos do ensino fundamental das escolas Catulino Onofre Rosa, localizada no município de São João do Itaperiú, e Escola de Formação, no município de Barra Velha. As atividades ocorreram na última quinta-feira, 20 de outubro, e foram ministradas pelo Técnico em Agropecuária da Cidasc Odair José Mantoanelli, lotado no município de Massaranduba, em parceria com a Associação dos Bananicultores de São João do Itaperiú, representada pelo Técnico em Agropecuária Raphael Simas Pacheco.

Foto: Raphael Simas Pacheco

Foto: Raphael Simas Pacheco

 

A palestra promovida na Escola de Formação, em Barra Velha, destacou a bananicultura, por ser uma cultura destaque na região. Em ambas as práticas o tema principal foram as ações de Defesa Sanitária Vegetal desenvolvidas pela Companhia em todo o Estado. Os Sanitaristas Juniores puderam ter ciência do objetivo principal do Sistema que consiste em proteger o patrimônio vegetal de Santa Catarina garantindo a produção de alimentos seguros e saudáveis para o consumo.

Segundo o Técnico da Cidasc, os estudantes e professores contribuíram com a dinâmica por meio de várias perguntas, “demonstrando total interesse no assunto”. No término das atividades houve distribuição de balas de banana produzidas na região.

Sobre o Projeto

Foto: Raphael Simas Pacheco

Foto: Raphael Simas Pacheco

O Projeto Sanitarista Júnior da Cidasc tem por objetivo geral proporcionar que alunos, professores, produtores rurais, comerciantes de produtos de origem vegetal e animal, responsáveis técnicos e a comunidade em geral se tornem agentes multiplicadores da Defesa Agropecuária, por meio de processos, atitudes de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária. Com isso, tem a finalidade de possibilitar um exercício pleno da cidadania e a melhoria na qualidade de vida, além de estabelecer parcerias com entidades e órgãos públicos com intuito de ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Educação Sanitária.

A implantação do projeto teve início ano passado nas escolas de Santa Catarina.  Hoje, o Sanitarista Junior atende 42 escolas distribuídas em 20 municípios catarinenses e contempla mais de 1400 crianças, sendo mais uma das ações de Educação Sanitária desempenhadas pela Cidasc.

Em agosto desse ano o projeto foi premiado com o Troféu Onda Verde, referente ao 23º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Agropecuária, durante o Fórum de Gestão Sustentável 2016, que aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, em Florianópolis.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom