O Presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Enori Barbieri, o Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Videira, Marcelo Grazziotin, o Deputado Federal Celso Maldaner (PMDB-SC), entre outras autoridades, prestigiaram a inauguração do frigorífico da Cooper Sucesso, no último sábado, 12, em Bom Sucesso, Iomerê.
Com uma área de 30 mil metros, o empreendimento tem capacidade de gerar, até 20 empregos diretos, com capacidade inicial de abate diário de 80 suínos e 20 bovinos/dia, com expectativa até de triplicar a produção.
Para Maldaner, apesar das dificuldades enfrentadas pelos empreendedores é muito bom ver as iniciativas rurais se desenvolvendo, principalmente por meio do cooperativismo. O Deputado comentou que irá se colocar à disposição para apoiar a cooperativa, como viabilizar o asfaltamento do acesso ao frigorífico.
O Departamento Regional da Cidasc de Videira entregou no mês de setembro, o certificado do Serviço de Inspeção Estadual – SIE para a operacionalização da cooperativa. Um check list por etapas foi apresentado a empresa, que realizou adequadamente todos os procedimentos obrigatórios, até a liberação do certificado de SIE. Foram licenças ambientais, alvará de liberação de construção, croqui e planta baixa da empresa, certificados de vistoria, entre outras documentações necessárias. Para saber mais sobre o ocorrido, clique aqui.
Serviço de Inspeção Estadual – SIE
O Serviço de Inspeção Estadual – SIE da Cidasc é um sistema de controle e fiscalização que avalia a qualidade na produção de alimentos de origem animal comestíveis ou não comestíveis. As instalações da indústria, planta e fluxo de produção são avaliados por médicos veterinários oficiais do SIE que realizam orientações nas indústrias para que o produto seja adequado ao consumo humano, sem apresentar qualquer risco a saúde. Os veterinários verificam se os produtos atentem aos requisitos mínimos de qualidade para consumos, os produtos aprovados recebem o selo do SIE em sua rotulagem.
As ações de inspeção buscam oferecer alimentos de qualidade mediante o acompanhamento deste produto desde o início de sua cadeia produtiva até a industrialização, envolvendo a transformação da matéria-prima em alimento, seu armazenamento, transporte e comércio.
São produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, carne bovina, carne suína, carne de aves, linguiças, queijos, mel, pescados, ovos, entre outros.
Fonte: Tropical FM99.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom