O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Criciúma realizou a cerimônia de encerramento e formatura dos Sanitaristas Juniores, das Escolas E.E.B.M. Professora Laurita M. Bristot e E.M.E.B. Arizona, nos dias 23 e 24, respectivamente.
Na Escola Professora Laurita M. Bristot, do município de Turvo, o encerramento ocorreu na última quarta-feira, 23, no período matutino, onde o corpo docente promoveu uma cerimônia com a presença de familiares dos alunos. Os estudantes apresentaram teatros, paródias, fantoches e ao final realizaram uma feira de conhecimento. Cada turma montou uma maquete representando uma propriedade rural e explicando sobre o tema escolhido. Houve premiação para o desenho e para a redação destaque, além da entrega dos certificados.
A diretora a Eliane F. Casteler, enfatizou que a Escola tem a preocupação em formar os alunos dentro da realidade em que estão inseridos. Por ser uma escola localizada na área rural, que faz parte do cotidiano dos educandos, o Projeto Sanitarista Junior da Cidasc contribuiu com a filosofia da escola. Visto que já era trabalhado o meio rural no curriculum escolar, o Projeto veio para melhorar e ampliar o conhecimento dos alunos. O Sanitarista Junior envolveu 240 alunos do ensino fundamental I e ensino fundamental II.
Na Escola Arizona, do município de Jacinto Machado, o cerimonial de encerramento ocorreu dia 24, também no período matutino. Os alunos editaram vídeos das atividades do Projeto realizadas durante o ano letivo, apresentaram um teatro falando da Defesa Sanitária Animal e Vegetal, expuseram os trabalhos e deram depoimento do que aprenderam com o Sanitarista Júnior. Na oportunidade também foi entregue os certificados e a premiação para duas redações destaque.
Segundo a diretora Cristiani Mezzari Tonetto, o Projeto contribuiu muito no aprendizado dos alunos em relação aos assuntos de Sanidade Agropecuária, Meio Ambiente e Saúde Humana. Este é o segundo ano que a Escola Arizona esteve em parceria com a Cidasc, ”avalio que este trabalho educativo com as crianças é uma forma de conscientizar os pais, pois elas levam as informações recebidas aos familiares”.
José Walter, presidente do SICCOB/CREDIJA, esteve presente na Escola Arizona, visto que a instituição é parceria do Projeto e disponibilizou recursos para confecção de camisetas. O presidente destacou que a CREDIJA é parceira de ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida, da preservação ambiental, da valorização do ser humano e das ações que promovem a cooperação.
Também estiveram presentes o Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Criciúma, Eduardo Damineli Pesenti, o Coordenador Regional de Defesa Vegetal, Daniel Remor Moritz, a Coordenadora Regional de Defesa Animal, Carla Zoche, a Coordenadora Regional do Projeto, Paula G. de Almeida, e as profissionais da Regional Valdirene B. E. De Noni e Vanessa Crisel Del Moro.
O Gestor Eduardo, ressaltou a importância que o Projeto tem frente as necessidades do produtor rural, “ele é uma ponte que faz a ligação entre a informação recebida pelos alunos e a sociedade”. De acordo com ele, “sabemos da dificuldade de manter sucessores nas propriedades rurais, esta iniciativa também tem por objetivo a valorização do agricultor, mostrando a sua importância no nosso cotidiano”. O Projeto Sanitarista Júnior visa, por meio da educação, promover a mudança de atitudes e comportamento da comunidade junto aos problemas sanitários”.
Fernanda de Lima, artista de Araranguá, abrilhantou os dois dias de evento com uma linda voz e muita simpatia.
Fonte: Valdirene Borges Emerim De Noni – Departamento Regional da Cidasc de Criciuma.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom