Ocorreu nesta quinta-feira, 15, em Chapecó, o Encontro das Entidades do Agronegócio com o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Foram abordados temas como, as potencialidades, os desafios e as principais reivindicações da agricultura, pecuária e agroindústria catarinense.

Foto: Facebook/ Blairo Maggi

Foto: Facebook/ Blairo Maggi

O Ministro informou que está conversando com as entidades e agricultores e conhecendo as demandas para fazer as mudanças necessárias ao setor. Ele destacou  que, em cinco anos, o Brasil tem condições de ampliar de 6,9% para 10% sua participação no mercado mundial de alimentos, que é de UU$ 1,2 trilhões de dólares. Mas, para isso, acredita que há um grande trabalho pela frente. “O Ministério da Agricultura está retomando o papel de defesa da agropecuária brasileira no exterior como uma das mais sustentáveis do mundo. A saída para o país está na agricultura e na pecuária”, afirmou.

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – Fiesc, Glauco José Côrte, fez uma exposição das potencialidades do setor agroalimentar, que representa 1,6 milhão de trabalhadores no cenário nacional. Santa Catarina é o quinto estado em termos de empregos no setor.  Gerou 448 postos de janeiro a outubro de 2016. Na indústria de transformação ficou em primeiro lugar com 5.146 vagas. O destaque catarinense é a carne suína. O estado é o maior produtor do Brasil, com 26,2%. A produção de frango fica em segundo lugar, com 15,2% da produção nacional.

As entidades do setor, através da Fiesc,  falaram sobre os custos do frete de grãos do Centro-Oeste para o Sul, solicitaram um programa de comercialização de grãos, preferencialmente no mercado interno, linhas de crédito para agroindústria e repasses aos estados e municípios, além da uniformização da fiscalização trabalhista e os sistemas de inspeção do leite e  criação de um programa de aquisição de alimentos para todas as indústrias do país. O Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, falou da importância sanitária para o estado e destacou que a integração de todos com o ministério é fundamental para movimentar uma série de ações, dar agilidade, eficiência e melhorar os resultados, além de tornar o setor mais competitivo.

O Presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Enori Barbieri, esteve presente no evento que reuniu mais de 400 pessoas no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês. Também participaram do Encontro, o Secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, e o Presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, Luiz Hessmann. Representantes da Federação das Indústrias de Santa Catarina – Fiesc, do Sindicato das Indústrias da Carne – Sindicarne, da Associação Catarinense de Avicultura – Acav, da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina – Faesc, da Organização das Cooperativas do Estado – Ocesc, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – Fetaesc, da Associação Comercial e Industrial de Chapecó – Acic, do Centro Empresarial de Chapecó – Cec, da Coopercentral Aurora Alimentos, da Sindileite e Sindicato Rural e da Prefeitura de Chapecó, se reuniram no local com outras autoridades.

Fonte: Secom

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom