Alunos das turmas do 8º ano, do Grupo Escolar Municipal Horizonte, localizado em Zortéa, conheceram as atividades de uma Barreira Sanitária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc. Ao todo, foram realizadas duas saídas de campo, uma no período matutino e outra no vespertino. A ação, que faz parte do Projeto Sanitarista Junior da Companhia, ocorreu na última terça-feira, 4.
Os sanitaristas juniores e professores foram recepcionados pela Gestora do Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos, Edilse Vieira Branco, pela médica veterinária e responsável pela Defesa Sanitária Animal da Regional, Karen Sandrin Rossi, e pelos auxiliares agropecuários Maycon Betin e Tatiana Infield.
A Barreira Sanitária, localizada na BR 470 em Campos Novos, é um corredor sanitário. “Isto é, uma barreira com permissão de ingresso e passagem de espécies vulneráveis a Febre Aftosa, aves, além de produtos e subprodutos de origem animal. Desde que, esses estejam de acordo com a legislação sanitária animal”, explicou Karen Sandrin Rossi.
Foi demonstrado aos estudantes como funciona os trabalhos de rotina desenvolvidos na barreira. Eles puderam aprender sobre o processo de fiscalização e o registro das ações no Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinense – Sigen+, acompanharam a desinfecção de veículos e a compostagem dos produtos apreendidos, quando em pequenas quantidades, além de observarem a abordagem de veículos de passeio e sem interesse agropecuário. Dessa forma, eles conheceram a estrutura e a importância da Barreira Sanitária na manutenção da Defesa Agropecuária catarinense.
Conheça o Projeto
O Projeto Sanitarista Junior Cidasc tem como objetivo propor mudanças de atitudes e comportamento nos alunos frente aos problemas sanitários através da educação. Os Profissionais dos Departamentos Regionais da Companhia, junto com demais profissionais e colaboradores, desenvolvem o Projeto para que os alunos, por meio dos conhecimentos adquiridos, se tornem influência de conscientização em seus núcleos familiares. Para saber mais sobre o Projeto, clique aqui.
Em todo o estado, o Projeto atende 42 escolas, distribuídas em 20 municípios catarinenses, contemplando mais de 1400 crianças.
Fonte: Karen Sandrin Rossi – Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Galeria de imagens: