O Sindicato das Indústrias do Mate no Estado de Santa Catarina realizou uma audiência pública para debater o Projeto de Lei nº4.137/2015, que institui a Politica Nacional da Erva-Mate, na última quinta-feira, 8, no município de Catanduvas. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc participou do encontro.
O Deputado Federal Afonso Hamm, proponente para criação do Projeto de Lei, entende que é importante submeter o projeto a um amplo processo de discussão por meio de audiências públicas, com a finalidade de colher o máximo possível de informações e sugestões para o aperfeiçoamento.
Estiveram presentes na audiência representantes de indústrias e produtores do setor ervateiro, representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, além de políticos municipais e estaduais. O técnico agrícola Adinãn Pereira, que atua como classificador no Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas, também participou da reunião.
Produção
Em 2016, Santa Catarina produziu 101.600 toneladas de erva-mate, estima a 37ª Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina, publicada pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola – Epagri/Cepa.
Para Adinãn, a participação da Companhia nesses debates vem ao encontro da necessidade de aprimorar os conhecimentos sobre o setor, visto que uma das empresas certificadas com o Selo de Conformidade Cidasc – SCC trabalha com erva-mate.
Selo de Conformidade Cidasc
O SCC é um projeto que visa garantir que a produção do alimento foi realizada de maneira controlada, os manipuladores foram treinados e o produto passou por análises antes de ir para o mercado. Proporciona aos produtores de alimentos uma ferramenta, capaz de orientar quanto a produção segura de alimentos, de modo a evitar quaisquer contaminação.
Com o Selo, os estabelecimentos passam a operar rigorosamente sob os ditames legais, a Cidasc colabora para tornar os produtos catarinenses melhores e fortalece as marcas comerciais, mantendo Santa Catarina como modelo na produção de alimentos seguros. Para saber sobre essa e outras ações da Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, clique aqui.
Fonte: Sindimate e Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom