Os desafios e as oportunidades para o setor produtivo de grãos e de proteína animal serão debatidos no Fórum Mais Milho, nesta terça-feira, 13, no Centro de Eventos Plínio de Nes, em Chapecó. O governador Raimundo Colombo irá participar da abertura do evento a partir das 13h30. Enori Barbieri, presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, também estará presente.
O Fórum Mais Milho reunirá secretários da Agricultura de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul para discutir o equilíbrio entre a oferta e a demanda do grão no Sul do país. Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná são importantes produtores de carnes e leite e, por isso, grandes consumidores de milho – 75% da ração animal é formada pelo grão. Só o setor produtivo de carnes em Santa Catarina consome 6 milhões de toneladas de milho/ano, ou seja, o dobro do que o estado produz.
Para o presidente da Cidasc, debater a produção do milho é uma questão de segurança econômica. Barbieri afirmou que o milho é que sustenta outras cadeias produtivas como carnes e leite. Com mais milho a produção é maior e os preços diminuem para o consumidor. Contudo, são necessárias ações conjuntas para garantir preços que estimulem o plantio pelos produtores.
Especialistas e representantes dos setores produtivos de grãos e de proteína animal irão debater em três painéis o cenário da produção de milho no país e as alternativas para equilibrar a oferta e a demanda. Estão confirmadas as presenças do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller; dos secretários da Agricultura de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, Moacir Sopelsa, Ernani Polo e Norberto Ortigara; e da diretora de Defesa Agropecuária da Cidasc, Priscila Belleza Maciel.
Painéis
São três painéis durante a programação:
– “Políticas públicas que podem ajudar no equilíbrio financeiro da cultura do milho” – participação dos secretários de Agricultura do sul do país e a moderação será feita pelo vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho, Glauber Silveira.
– “Como as indústrias e produtores podem buscar equilíbrio de preços do milho”- participação do economista e comentarista do Canal Rural, Ivan Wedekin; representante da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, Odacir Zonta; presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Mário Lanznaster, e o presidente da Coocam, João Carlos Di Domênico. O painel será moderado pelo secretário adjunto da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Airton Spies.
– “Estímulos para o agricultor produzir milho – aspectos econômicos e técnicos”, – participação do diretor estadual de Extensão Rural da Epagri, Paulo Lisboa Arruda; presidente da Fecoagro, Claudio Post; presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin, e o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo. O comentarista do Canal Rural, Bendito Rosa, será o moderador.
Sanidade nos pomares de maçã
Os três estados do Sul já são grandes parceiros no fomento à produção de leite e nas discussões sobre a demanda por milho e agora estão prestes a criar o Comitê Interestadual de Sanidade da Pomicultura – Cisp, para defender a sanidade nos pomares de maçã. A portaria deverá ser assinada pelos secretários da Agricultura de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul às 9h de terça-feira, 13, no Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri – Epagri/Cepaf em Chapecó.
A intenção do Comitê é propor medidas conjuntas para assegurar ações de vigilância e defesa de pragas e doenças quarentenárias que afetam a pomicultura. O Cisp funcionará como um órgão de assessoramento às entidades de defesa agropecuária dos três estados. A maior preocupação dos produtores é erradicar o cancro europeu e manter a região livre da Cydia pomonella. Representantes do setor produtivo também farão parte do Comitê.
Fontes: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó e Diário Catarinense.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom