O Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc promoveu entre os dias 27 e 29 de junho, reuniões técnicas com os responsáveis pela sanidade avícola catarinense, para atualização e padronização dos procedimentos de vigilância e controle sanitário realizado nas granjas produtoras de aves no estado.
O evento, ocorrido na cidade de Treze Tílias, abordou temas relevantes, que visam a melhoria e aperfeiçoamento do serviço de Defesa Sanitária Animal, com ênfase para questões relacionadas à Sanidade Avícola. Além de discussões e formação de grupos de trabalhos, criados com a finalidade de otimizar as atividades desenvolvidas pela Cidasc, os profissionais também abordaram questões sobre o atual sistema de vigilância para Influenza Aviária e Doença de Newcastle, devido o país continuar em alerta sanitário.
Os encontros contaram com a participação e palestra da Auditora Fiscal Federal Agropecuária Rosa Mara Amarante Bombana. Também estiveram presentes os médicos veterinários Jader Nones e Alexandra Reali Olmos, Responsáveis pelo Programa de Sanidade Avícola da Cidasc, as médicas veterinárias da equipe de epidemiologia do Dedsa Renata Gonçalves Martins Meditsch e Cláudia Scotti Ducioni Matos, que explanaram sobre a importância da notificação obrigatória de doenças à Companhia e o sistema de informação zoossanitária, além dos procedimentos para colheita e envio de material biológico de aves.
Por meio de convênios firmados entre Cidasc e o Programa SC Rural, mais de 20 profissionais da Companhia, abrangendo todos os Departamentos Regionais e Escritório Central, puderam participar do evento.
Fonte: Jader Nones/Alexandra Reali Olmos – Programa de Sanidade Avícola da Cidasc
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom