O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Concórdia realizou nesta semana, a entrega do certificado de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose para um produtor da localidade de linha Lageado Forte, no município de Seara.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia

A propriedade, que possui uma importante representatividade na produção leiteira regional tornou-se exemplo de excelência sanitária após a certificação.

O produtor Fritz Wehebrink e familiares comemoraram junto à Cidasc o recebimento do certificado, que garante um controle mais rigoroso para brucelose e tuberculose nas propriedades.

A médica veterinária da Cidasc Fernanda Zordan Fontana, responsável pelas atividades de Defesa Sanitária Animal no município, espera que o exemplo possa contagiar outros produtores na busca de melhorias na atividade leiteira, assegurando a produção na indústria e qualidade dos produtos que chegam ao consumidor.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia

A partir de agora a propriedade fará um controle anual e só poderá receber bovinos de propriedades também certificadas, ou com dois resultados negativos prévios de brucelose e tuberculose, obedecendo a Instrução Normativa 19/16 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

A brucelose e a tuberculose são zoonoses de ocorrências pontuais e são transmitidas para os humanos, principalmente pela ingestão do leite de animais contaminados.

Fonte: Fernanda Zordan Fontana – Departamento Regional da Cidasc de Concórdia

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom