O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Criciúma promoveu no dia 31 de outubro, palestra sobre Defesa Sanitária Vegetal na Escola de Ensino Básico Municipal Antonio Stuart, em Sombrio. A escola é participante do Projeto Sanitarista Junior, desenvolvido pela Companhia em todo o estado.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma

A atividade contou com a participação de 32 pessoas, entre alunos e professores da escola. A ação foi supervisionada pelo médico veterinário responsável pela Unidade Veterinária Local – UVL do município, Marcelo Dias Vieira.

A palestra abordou os temas do 11º capítulo da cartilha do Sanitarista Junior e foi ministrada pela técnica em agropecuária da UVL de Jacinto Machado Valdirene Borges Emerim De Noni.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma

O serviço de Defesa Sanitária Vegetal trabalha na prevenção do surgimento de novas pragas e no monitoramento das pragas que já estão presentes nas plantas em Santa Catarina. Os engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, barreiristas e auxiliares agropecuários são os profissionais da Cidasc que realizam esse trabalho.

Por meio do monitoramento das pragas já presentes, evitamos que elas se alastrem e causem maiores prejuízos. Com o controle do trânsito de vegetais, prevenimos a entrada de novas pragas no estado.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma

O controle das pragas vegetais é muito importante porque para combatê-las é necessário o uso de agrotóxicos, que são substâncias perigosas para a saúde humana e do meio ambiente. A Cidasc realiza, também, a análise de resíduos de agrotóxicos nos alimentos para ver se estão sendo bem utilizados pelos agricultores.

Sobre o Projeto 

O Projeto Sanitarista Junior está sendo desenvolvido em escolas de todo o estado com o propósito de apresentar as ações de Defesa Agropecuária executadas pela Cidasc. Por meio da educação, ele promove mudanças de atitudes e comportamentos frente aos problemas sanitários agropecuários desde a escola, melhorando direta e indiretamente a saúde das pessoas, dos animais, das plantas e do meio ambiente. Além disso, contribui para a manutenção do status sanitário diferenciado de Santa Catarina.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom