No último sábado, 18, aconteceu em Blumenau o Encontro de Meliponicultores de Blumenau e região e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola – Cidasc esteve presente no evento através do médico veterinário do departamento de Blumenau, Augusto Eneas Upnmoor.
Durante o evento, foram debatidas e discutidas dúvidas referentes à permissão de criação de abelhas sem ferrão em perímetro urbano e também sobre as obrigações legais exigidas dos meliponicultores.
Em sua fala, o médico veterinário da Cidasc, Upnmoor falou sobre a importância do cadastro dos criadores de abelhas junto à Cidasc e da obrigatoriedade da Guia de Trânsito Animal – GTA para qualquer trânsito de colmeias ou rainhas e da relevância deste documento sanitário. O veterinário discursou também sobre as doenças de abelhas de notificação obrigatória, os principais sinais encontrados e os procedimentos em caso de suspeita.
O grupo, afinal, debateu sobre a necessidade de inspeção em caso de interesse na produção e comercialização de mel em Santa Catarina.
Os participantes do evento foram altamente receptivos e interessados. Compartilharam diversas situações encontradas em suas propriedades e sanaram inúmeras dúvidas sobre as questões sanitárias de suas criações.
Participaram do encontro os criadores independentes e associados de abelhas silvestres sem ferrão, o vereador de Blumenau Ricardo Alba, além de cidadãos da comunidade.
Como cadastrar-se para o Guia de Trânsito Animal
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc possui um sistema informatizado desenvolvido para melhorar e facilitar o acesso do produtor aos serviços da Companhia, o Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinense – Sigen+. Um dos serviços oferecidos pelo Sigen+ é a solicitação da Guia de Trânsito Animal – GTA.
Fonte: Augusto Eneas Upnmoor/Departamento Regional da Cidasc de Blumenau
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/