Foto: ADR de Mafra

No dia 16 de maio, às 16:40 horas, funcionários da barreira da CIDASC localizada no Lageado – Rio Negrinho, Célio Granemann e Luiz Carlos Furst, abordaram o caminhão- furgão Mercedes-Benz 608 placa AFN-5031, depararam com o carregamento de 06 bovinos oriundos do Paraná, com destino à localidade do Centenário – São Bento do Sul – SC.

Foi solicitado apoio da Policia Militar de SC e ao médico veterinário da CIDASC deste município, Alexandre Viedo Rodrigues, que realizou a apreensão dos animais e do veiculo. Os seis bovinos foram encaminhados ainda na noite do dia 16 para um frigorifico em Campo Alegre, onde no dia 17 pela manhã os mesmos foram abatidos sanitariamente e suas carcaças e despojos inutilizados. Este trabalho foi acompanhado pela M. Veterinária Arquidelques Chaves Alves, MV João Alfredo Pereira, com apoio da Administração Regional de Mafra através do coordenador de pecuária MV Fernando Bilinski e o gerente regional Osmar Carpen.

O veículo transportador foi lavado e desinfetado, em seguida encaminhado ao pátio da Polícia Rodoviária Estadual de SC em Campo Alegre, onde permanecerá apreendido pelo período de 15 dias. Além disso, o condutor recebeu multa por infração sanitária.

O veículo possui estrutura dentro do furgão para transporte de animais e o condutor sabia desta prática irregular. A CIDASC esclarece que desde 2001 a entrada de bovinos de outros estados é proibida e que esta prática coloca em xeque a segurança do rebanho bovino catarinense bem como sua economia, baseada principalmente em exportações de produtos de origem animal, vegetal e seus agregados. O risco de quebras de contratos de exportações acarretaria grave incidente social e econômico ao estado.

A CIDASC agradece o apoio da Policia Militar e Rodoviária de Santa Catarina, o fiel trabalho de seus agentes de barreiras e médicos veterinários envolvidos.

Fonte: ADR de Mafra