Os escritórios da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina- Cidasc e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina- Epagri de Santa Rosa do Sul estão auxiliando os agricultores do município a cadastrarem sua produção no e-Origem. O programa, criado pelo governo de Santa Catarina, possibilita a rastreabilidade de frutas, verduras e legumes cultivados no Estado, garantindo a procedência e qualidade dos alimentos comercializados.

Na oportunidade foi realizado o cadastro da produção de morangos no sistema semi-hidropônico, do jovem agricultor Vitor Raupp, com auxílio dos profissionais da Cidasc e Epagri do município.

O e-Origem objetiva o registro da movimentação dos vegetais ao longo de toda a cadeia produtiva, desde a lavoura até o comércio. Após o cadastramento é gerada uma etiqueta com QR Code e dados da produção, que facilmente podem ser acessados pelo consumidor, dando clareza quanto à origem do produto e garantia do monitoramento do uso de agrotóxicos.

O programa é disponibilizado de forma gratuita aos agricultores familiares. É recomendado a todos os produtores primários de vegetais comercializados in natura ou minimamente processados. Por exemplo: Um produtor de pepino que entrega sua produção para a indústria de conservas não precisa do cadastro. Mas o pepino for comercializado para salada, o agricultor precisará se cadastrar. Os interessados podem procurar orientação nos escritórios da Epagri e Cidasc mais próximos.

Foto: DR da Cidasc de Cricíuma

Confira o funcionamento do método desenvolvido pela Cidasc para rastrear a produção de horti-fruti no Estado, em quatro passos:

1 – O agricultor se cadastra na plataforma e-Origem, da Cidasc, e fornece informações sobre as culturas, métodos de produção e localidade, por exemplo;

2 – A Cidasc gera um QR code para esse agricultor;

3 – O código deverá ser impresso e colado na embalagem de cada item;

4 – Em feiras e supermercados, os consumidores podem escanear o código e obter as informações, bem como visualizar imagens da localidade onde é produzido o alimento.

Tire suas dúvidas sobre o e-origem clicando aqui

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom