Foto: Prefeitura de São Miguel do Oeste

Agricultores das Linhas Alto Guamerim, Santa Catarina, Barra do Guamerim, Jacutinga do Guamerim, Waldemar e Emboaba, integram o primeiro grupo do ciclo de palestras sobre Brucelose e Tuberculose, realizado na tarde de terça-feira (15), pelas Secretarias de Agricultura e de Saúde de São Miguel do Oeste, em parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Epagri e Sindicato dos Produtores Rurais.

Conforme disse o secretário Renato Romancini, serão sete palestras em diversas comunidades, a fim de orientar os produtores e suas famílias sobre as duas doenças que já têm registro de óbitos e grandes prejuízos em propriedades. “É uma doença muito séria e estamos iniciando estas palestras onde é fundamental a presença dos agricultores. A responsabilidade é de cada um, precisamos fazer a nossa parte, desde acompanhar o animal, realizar exames e repassar um animal saudável a outros produtores. Tudo tem um custo, mas este é o preço da segurança”, enfatizou Romancini.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Adair Teixeira, anunciou um importante incentivo da entidade para a realização dos exames de tuberculose e brucelose. “São poucas pessoas que se preocupam com a saúde da família. Mas agora temos um importante benefício através do Sindicato, com redução de custos para os agricultores, para a realização dos exames numa parceria com o Laboratório do Casa Vitta. Aguardamos agora a liberação do laboratório para a realização dos exames nos animais, pela nossa equipe”.

As explanações foram feitas pelo médico veterinário da Cidasc, Ody Hess Gonçalves e pela médica veterinária da Prefeitura de São Miguel do Oeste, Tatiane Brancalione, que abordaram a transmissão e os cuidados com os animais para que não contraiam brucelose e tuberculose, além da prevenção, tratamento, exames, diagnóstico e os sintomas destas doenças nos humanos que é transmitida através do leite e queijo sem pasteurização e contato com animal doente. A intenção é prevenir que a doença chegue às famílias.

O calendário de palestras segue até o dia 07 de agosto e deve reunir mais de 300 famílias de produtores rurais do município, nos seguintes locais:

Dia 29/05 – Salão da comunidade de Linha Canela Gaúcha;

Dia 12/06 – Salão da comunidade de linha Bela Vista das Flores;

Dia 26/06 – Salão da comunidade de linha Sete de Setembro;

Dia 10/07 – Salão da comunidade de linha Nossa Senhora Aparecida;

Dia 24/07 – Salão da comunidade de linha Dois Irmãos;

Dia 07/08 – Salão da comunidade de linha Campo Salles.

Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose

O objetivo do Programa é diminuir ou até mesmo erradicar  a incidência de casos de Brucelose e Tuberculose bovina e bubalina e certificar propriedades que ofereçam ao consumidor produtos de baixo risco sanitário. É realizada investigação de possíveis focos, por vigilância ativa, mediante a parceria com Agroindústrias do Setor Leiteiro (Laticínios).

O Certificado de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose certifica a propriedade que cumpre o que estabelece o Artigo 57 do regulamento Técnico do PNCEBT. De acordo com o Mapa, a proposta do Programa foi elaborada com a participação de especialistas e pesquisadores em epidemiologia, em medicina veterinária preventiva, e em Serviços de Inspeção e Defesa Sanitária Animal.

Fonte: Prefeitura de São Miguel do Oeste.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom