O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorroga os padrões de qualidade do leite cru. A Instrução Normativa 31 mantém por mais um ano as normas de Contagem Bacteriana Total e Contagem de Células Somáticas presentes no leite cru refrigerado para as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste.
Com a IN 31, permanecem em, respectivamente, 500.000 cel/ml e 300.000 UFC/ml a Contagem de Células Somáticas e Contagem Bacteriana Total permitida no leite cru refrigerado. O secretário da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, explica que os padrões atuais continuam em vigor até a publicação das novas Instruções Normativas que trarão melhorias nos regulamentos técnicos de identidade e qualidade do leite.
“O setor produtivo espera que as novas regras, que aprimoram a produção, conservação, transporte e comercialização de leite, sejam aprovadas no menor tempo possível. As novas normas serão mais adequadas à realidade brasileira e estão alinhadas com os parâmetros internacionais, o que irá permitir que o leite brasileiro conquiste o mercado externo”, ressalta.
Assim que as novas normas forem publicadas, a IN 31 e as demais referentes ao assunto serão revogadas.
Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
Janete Lima
imprensa@agricultura.gov.br
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br
www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/