O Projeto Sanitarista Junior realizou uma aula sobre fungos e micro-organismos, envolvendo teoria e prática, para os alunos do quinto ano da Escola Pública Municipal Gem Menino Jesus, localizada no município de Canoinhas. O encontro aconteceu na última segunda-feira, 22, e faz parte do conteúdo trabalhado no primeiro capítulo do livro do Projeto, que apresenta o trabalho da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc às crianças.
Os responsáveis por transmitir o conteúdo aos alunos foram a professora da turma, Janete L. F. Oliscowrxz e o instrutor agrícola da Prefeitura Municipal de Canoinhas, Marcelo Pereira, que na oportunidade falaram sobre a importância desses microrganismos para a saúde e para o meio ambiente. Apesar de alguns serem agentes patogênicos (causar doenças), muitos ainda são benéficos para outras espécies, vivendo como simbiontes, ou para o meio ambiente, como as bactérias que decompõem a matéria orgânica.
Projeto Sanitarista Junior
O projeto educativo, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, documento este produzido pelo Comitê de Educação Sanitária, composto por engenheiros agrônomos e médicos veterinários da Cidasc, e foi desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda.
As aulas, que envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área, ainda são estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.
Integrando o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, o Projeto Sanitarista Junior torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.
As crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom