Foto: AMEOSC

Congresso de Agropecuária Inovadora, realizado pela Associação dos Municípios do Extremo-oeste (Ameosc) e entidades parcerias, aconteceu nesta quinta-feira (4) e sexta-feira (5), em São Miguel do Oeste. Em sua primeira edição, o evento analisou o cenário da atividade agropecuária, técnicas de gestão eficiente e conhecimentos inovadores para o desenvolvimento da agropecuária na região, considerando a sustentabilidade econômica, social e ambiental de nossas propriedades.

Mais de 200 pessoas, entre técnicos, especialistas e estudantes da área, oriundos dos municípios do Extremo-oeste, participaram da analise do cenário da atividade agropecuária, apresentaram e discutiram técnicas de gestão eficiente e conhecimentos inovadores para o desenvolvimento da agropecuária na região, tendo como pilares a sustentabilidade econômica, social e ambiental das propriedades rurais.

Conhecimento

O congresso focou na disseminação de conhecimentos técnicos e científicos aos produtores rurais e técnicos da agropecuária da região, desenvolvimento de competências técnicas organizacionais para a gestão administrativa e financeira das propriedades rurais, elaboração de um panorama da agropecuária no cenário nacional e internacional. E ainda, reconhecimento da importância da conservação e composição física e química do solo.

A discussão ainda foi voltada à compreensão da dinâmica da nutrição animal, identificação de formas eficientes e viáveis de armazenamento de cereais nas propriedades, conscientização dos proprietários rurais nos cuidados preventivos para obter a sanidade dos animais. E incentivo a implantação de programas e aplicativos de informatização nas propriedades, visando a melhor organização de gestão administrativa e financeira;

Com as palestras, cases e mesas redondas, o Seminário propiciou conhecimentos que incentivam investimentos na produção de energias renováveis nas propriedades rurais, reconhecer os produtos da agropecuária regional com a marca de ID- Identificação Geográfica, visando a caracterização dos produtos de nossa região, oportunizando uma melhor divulgação e incentivo ao turismo regional. Por fim, comparou o cenário da produção agropecuária da região da Ameosc, em relação ao Estado de Santa Catarina.

Carta

A partir desse encontro, além da criação de um Fórum para discussão de ações do setor, uma carta a ser encaminhada aos representantes e órgãos públicos do setor, além de representantes políticos da região, a fim de fortalecer o olhar para o desenvolvimento local.

Organização

O médico veterinário da Cidasc, Ody Hess Gonçalves, palestrou no evento sobre “Sanidade animal – Brucelose e Tuberculose” e, em seguida, a gestora regional da Cidasc de São Miguel do Oeste, Manuela Studt da Rocha, foi a mediadora na Mesa Redonda – Casos de Sucesso na Agropecuária. O Congresso é uma realização da Ameosc com apoio da Epagri, Cidasc, Instituto Federal de SC, UCEFF, Unoesc e Colegiado de Secretários e Técnicos Municipais de Agricultura da Ameosc. Ainda, colaboram com o evento Sebrae, Cooper Alfa, Núcleo Regional de Médicos Veterinários do Extremo-oeste de SC, MasterSol, Geração, Eurofrig, Sicoob, Gran Mestri, Cooper A1 e Cooperoeste.

 

 

Fonte: AMEOSC – Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina

 

Mais informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom