O javali é uma espécie de porco selvagem nativo da Europa, Ásia e do norte da África que chegou à América do Sul no inicio do século 20, trazido para Argentina e Uruguai, de onde foi transportado ilegalmente para o Brasil. Hoje, é considerado uma praga para a agricultura, apontado como um dos responsáveis por perdas nas lavouras de milho e de soja no sul do país. Do cruzamento do javali com o porco doméstico, surgiu o javaporco, que também se espalhou pelo país. A agressividade, a facilidade de adaptação e ausência de predadores naturais são as principais causas do aumento das populações dessas espécies.

Fora de seu habitat natural, o javali torna-se uma espécie exótica, causando prejuízos tanto para agropecuária quanto para a biodiversidade. Ele encontra na agricultura o seu alimento, principalmente em regiões de fartura de grãos. Dentre os problemas ambientais causados pela espécie invasora, estão os assoreamentos de pequenos rios, erosão e extinção de algumas espécies de flora.

Os javalis são potenciais reservatórios de algumas doenças que são prejudiciais aos rebanhos. Uma delas é a peste suína clássica, uma doença transmitida por um vírus que atinge suínos e javalis. O contágio entre os animais pode ser muito rápido e a doença não tem cura. A transmissão da doença se dá através do contato com a saliva ou secreção de animais doentes ou pelo consumo de ração ou água contaminadas. Em seres humanos, se dá pelo contato com animais doentes e contaminação em caminhões que realizaram o transporte de animais doentes.

 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom