Visando o aperfeiçoamento técnico da equipe do Departamento de Inspeção está ocorrendo o 3° treinamento, neste ano, no auditório da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc central, em Florianópolis, intitulado: “Treinamento sobre autocontroles, programa de autocontrole, análise de perigos de controle e auditorias na área de inspeção de Produtos de Origem Animal – POA”.
A médica veterinária Sarah de Oliveira, da empresa Lex Experts – Soluções em Alimentos, desenvolverá nos próximos dois dias técnicas de estratégia para auditorias nos estabelecimentos registrados no estado e que serão utilizados nos programas de autocontrole com ênfase no HACCP (do inglês Hazard Analysis and Critical Control Point).
O sistema APPCC é uma ferramenta de gestão utilizada no processo tecnológico de produção de alimentos, que permite identificar perigos específicos e medidas preventivas. Este sistema possui como objetivo a segurança do alimento produzido.
HACCP – Hazard Analysis and Critical Control Point
Em português APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) é uma abordagem sistemática, auditada pela Cidasc, para garantir que os alimentos sejam seguros para os consumidores. A Cidasc realiza essa auditoria no sistema de gestão de segurança alimentar nos estabelecimentos através do Serviço de Inspeção Estadual – SIE.
Serviço de Inspeção Estadual – SIE
É um sistema de controle e fiscalização executado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc que possui como objetivo avaliar o atendimento à legislação vigente para a produção de alimentos de origem animal, e oferecer aos consumidores catarinenses alimentos seguros, reduzindo os riscos de toxinfecções alimentares.
A Cidasc realiza a fiscalização da inspeção em estabelecimentos que recebem e abatem animais de diferentes espécies e que industrializam produtos de origem animal. Também são fiscalizadas as indústrias que recebem leite, pescados, carnes, produtos das abelhas, ovos para beneficiamento ou industrialização.
Objetivos do SIE
- Proporcionar segurança dos alimentos aos consumidores;
- Contribuir para que os estabelecimentos permaneçam dentro da legalidade;
- Combater a clandestinidade;
- Ampliar o mercado para produtos de origem animal;
- Realizar ações de educação sanitária;
- Promover o agronegócio e o desenvolvimento sustentável de santa catarina.
Estabelecimentos com o SIE que são fiscalizados
- Abatedouros frigoríficos de bovinos, bubalinos, suínos, ovinos, caprinos, aves, coelhos e rãs.
- Estabelecimentos que recebem e processam leite e derivados lácteos;
- Estabelecimentos que processam produtos cárneos;
- Estabelecimentos que processam pescados e derivados;
- Estabelecimentos que processam produtos das abelhas;
- Estabelecimentos que recebem e processam ovos.
Fonte: Geisa de Oliveira – Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom