Foto: Luísa Richter – Gestora Regional de Defesa Agropecuária do Departamento Regional de Joinville

Na quinta feira, 16, um veículo modelo Furgão transportando uma carga de camarão foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no posto da BR 101, localidade de Pirabeiraba, no município de Joinville. O veículo com a carga de camarão com destino a Penha/SC, apresentando mau odor, condições inadequadas de conservação, sem refrigeração, em veículo sem isolamento térmico foi apreendido pela PRF que comunicou o fato a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc. Os médicos veterinários do Serviço Veterinário Estadual do Departamento Regional da Cidasc de Joinville, Dickson da Silva Portes e Andrea de Queiroz Brundo, confirmaram o transporte inapropriado e com documentação irregular do produto de origem animal e procederam a apreensão e destruição da carga de 1.890 kg de camarão.

Foto: Luísa Richter – Gestora Regional de Defesa Agropecuária do Departamento Regional de Joinville 

Todo produto de origem animal (POA) deve obrigatoriamente ser transportado de modo a garantir a sua integridade e permitir sua conservação e com a documentação adequada. A ação realizada pela Cidasc que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal contribuiu para assegurar a segurança alimentar da população Catarinense com vistas à promoção da saúde pública catarinense.

Foto: Luísa Richter – Gestora Regional de Defesa Agropecuária do Departamento Regional de Joinville 

Consumidor, fique atento ao selo de inspeção!!

O selo da inspeção é a sua garantia

Na hora da compra o consumidor deve verificar se os produtos de origem animal têm o carimbo do SIF, SIE ou SIM.

O carimbo com a palavra “INSPECIONADO” no meio, retrata a imagem do selo de inspeção. Essa é a palavra comum para todos os selos que certificam os produtos de origem animal. O que muda é o local e a sigla.

→ Se for Serviço de Inspeção Federal, aparece Brasil, Ministério da Agricultura e a sigla S.I.F.

→ Se for  Serviço de Inspeção Estadual, aparece Santa Catarina e a sigla S.I.E.

→ Se for Serviço de Inspeção Municipal, aparece o nome do município e a sigla S.I.M.

Esses selos atestam que os produtos são inócuos aos consumidores, isto é, não apresentam risco à saúde humana demonstrando a qualidade e respaldando que o produto está dentro dos padrões técnicos estabelecidos pelas normas vigentes.

Produtos sem inspeção são passíveis de contaminações físicas, químicas e microbiológicas, podendo causar doenças na população, como intoxicações, parasitoses e até mesmo doenças sistêmicas, como tuberculose, neurocisticercose e a toxoplasmose, dentre outras.

Fonte: Luísa Richter – Gestora Regional de Defesa Agropecuária do Departamento Regional de Joinville 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom