O atendimento ao produtor e à agroindústria catarinense, para emissão da Guia de Trânsito Animal – GTA e da Permissão de Trânsito Vegtal – PTV, o trabalho de fiscalização nas barreiras sanitárias nas divisas com o Rio Grande do Sul e Paraná, na fronteira com Argentina, assim como atendimento de doenças de notificação obrigatória e o Serviço Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal continuam sendo feitos normalmente pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc.
Para minimizar os riscos à saúde dos empregados e dos produtores rurais, a Cidasc está priorizando os atendimentos via telefone e e-mail, além do e-relacionamento, através do Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinense – Sigen+, onde estão disponíveis para emissão online a GTA e a PTV. O produtor poderá contar também com atendimento remoto do Icasa para emissão de GTA e outros assuntos de urgência.
“A Cidasc preza pela saúde dos seus empregados e pela continuação dos serviços internos e de atendimento ao produtor. Os barreiristas foram orientados a intensificar as medidas de prevenção para evitar a contaminação com o coronavírus, principalmente mantendo uma distância segura dos transportadores e reforçando os hábitos de higiene. Os serviços administrativos, que por meio de processos administrativos eletrônicos e o uso de tecnologias, continuamos com as ações internas através do trabalho home office. Relacionado ao atendimento externo, solicitamos que, o produtor rural somente procure o atendimento da área técnica da Cidasc para casos que não puderem ser resolvidos via telefone ou e-mail, ou ainda pelo e-relacionamento”, orienta Luciane de Cássia Surdi, presidente da Cidasc.
O Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinense – Sigen+, da Cidasc, oferece mais agilidade ao produtor, que tendo a propriedade regularizada, pode obter a Guia de Trânsito Animal – GTA, via internet, diretamente no Sigen+, sem a necessidade de deslocar-se até um escritório da Cidasc ou Icasa.
Para melhor atender os catarinenses, a Cidasc oferece os benefícios e as facilidades que a tecnologia traz para atender seu público. Na defesa sanitária vegetal todos os registros são online dentro da plataforma do Sigen+. Para os produtores rurais e responsáveis técnicos, os cadastros de Unidades de Produção – UP, Unidades de Consolidação – UC e as emissões de PTVs são online. Para os comerciantes de agrotóxicos, sementes e mudas, as solicitações de registro também são realizadas de forma online, onde o envio de documentos também é totalmente digital, não sendo necessário a apresentação de vias físicas. A análise de todos os documentos de registros solicitados é realizada remotamente pelos engenheiros agrônomos da Companhia. “Aumentamos a eficiência, a transparência, o controle e a simplificação das ações da área vegetal. Prezamos pela agilidade e qualidade na prestação de serviços públicos. A tecnologia é um instrumento fundamental para a sustentabilidade e eficiência do setor produtivo e comercial de Santa Catarina”, destaca Luciane de Cássia Surdi, presidente da Cidasc.
A decisão de alterar as regras para o atendimento presencial aos produtores rurais de Santa Catarina faz parte das medidas para evitar a propagação do coronavírus (Covid-19) no estado, com base no decreto 515 de 17 de março de 2020, publicado pelo Governo do Estado, que estabelece situação de emergência em todo território catarinense.
Para a presidente da Cidasc, Luciane de Cássia Surdi, a manutenção das atividades essenciais da Companhia tem impacto direto na saúde pública catarinense. “Nossos barreiristas estão na linha de frente, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias da semana. Estamos mantendo todas as atividades essenciais para a manutenção da produção, do desenvolvimento do agro e dos abastecimentos dos produtos. Devemos garantir que mesmo em momentos de crise os produtos de origem animal e vegetal cheguem à mesa dos catarinenses de forma segura”, disse Luciane.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom