Arte: Ascom/Cidasc

O Órgão estadual de defesa sanitária vegetal, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc lança o “Manual de Biosseguridade para Produtores Rurais em tempos de Covid-19”, com objetivo de alertar agricultores quanto a necessidade de adotarem medidas preventivas de biosseguridade para reduzir a probabilidade de entrada e estabelecimento de pragas em sua propriedade, impedindo surtos e epidemias na produção vegetal. O material aproveita a analogia com a pandemia de Covid-19 para sensibilizar o produtor rural que a prevenção é a melhor maneira de impedir grandes prejuízos ao seu cultivo, vetando a entrada de mudas e material de propagação vegetal contaminados, maquinários e ferramentas sem desinfestação, além da circulação de pessoas e animais em lavouras e pomares sem as devidas medidas de biosseguridade. 

O termo biosseguridade (biossecurity) segundo a FAO é empregado para gerenciar riscos nos setores de segurança alimentar, abrangendo a problemática de introdução de pragas de plantas e a proteção do meio ambiente. No Brasil é um termo pouco usual para se referir às boas práticas agrícolas que tem como objetivo impedir o ingresso e dispersão de pragas, muitas vezes confundido com biossegurança (biosafety) que se relaciona mais aos cuidados que devemos ter com a saúde das pessoas na exposição a patógenos ou toxinas. 

Santa Catarina é um Estado produtor e sustenta certificados sanitários importantes de sua produção. O Estado é maior produtor brasileiro de maçã e o terceiro na produção de bananas, com a indicação geográfica de banana mais doce do Brasil. O Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal, desenvolve trabalho estratégico e sistemático de monitoramento, vigilância, inspeção e fiscalização da produção e do comércio de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal veiculadores de pragas, que possam colocar em risco o patrimônio agrícola e a condição sócio-econômica do Estado de Santa Catarina.

Para a engenheira agrônoma e gestora da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, Fabiane dos Santos, o manual é mais uma forma de educação fitossanitária da Cidasc. Com a nova Lei Estadual nº 17.825, de 12 de dezembro de 2019 o produtor cada vez mais terá que adotar essas medidas preventivas, desta forma o manual proporcionará aos produtores rurais familiaridade com os conceitos apresentados.

O Manual ficará disponível na página da Cidasc e para ter acesso ao material completo é só clicar aqui.

Fonte: Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom