Foto: Divulgação PAC

Trinta e cinco máquinas retroescavadeiras foram entregues a prefeituras da Grande Florianópolis e do Litoral Norte do Estado durante a abertura do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas de Santa Catarina, na manhã desta sexta-feira, dia 2, em São José (SC). Cada município brasileiro com até 50 mil habitantes receberá a doação de uma unidade de retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba, disse a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “O investimento é o motor do crescimento e por isso o governo federal criou o PAC, que em sua primeira etapa contou com 657,4 bilhões e executou 94% do orçamento até dezembro de 2010. Agora, no PAC 2, são mais R$ 989,4 bilhões”, afirmou.

Segundo ela, exportações, consumo de massa, infraestrutura e habitação são os pilares para que a economia continue crescendo e o País siga reduzindo as desigualdades. Além de Miriam Belchior, também participaram do encontro, o ministro do Turismo, Gastão Dias, das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

Entre os principais entraves das pequenas prefeituras estão a construção e manutenção de estradas vicinais. Com os novos equipamentos, elas poderão cuidar de suas estradas rurais, viabilizando o escoamento da produção da agricultura familiar e dos assentamentos da reforma agrária. “Para municípios essencialmente agrícolas, como nós, as máquinas são de grande serventia para manutenção de estradas e dificilmente poderiam ser compradas pela prefeitura devido ao alto valor”, disse o prefeito de Rancho Queimado, Valcir Hugen, ao receber sua máquina.
Santa Catarina tem 269 municípios com até 50 mil habitantes que receberão os equipamentos. Em 2012 foram entregues 47 retroescavadeiras àqueles integrantes dos territórios da cidadania, áreas prioritárias de investimento pelo governo federal.

A entrega dos equipamentos segue neste sábado, dia 3, para 40 municípios da região de Tubarão. Na semana que vem, no dia 9, serão entregues 27 máquinas para a região de Lages, e no dia 10, para 34 municípios próximos a Rio do Sul. “Outras 86 retroescavadeiras ainda serão entregues até dezembro deste ano, quando se iniciará a doação das 269 motoniveladoras e dos 269 caminhões aos municípios”, garante o delegado federal do Desenvolvimento Agrário no estado, Jurandi Gugel. O investimento total será de quase R$ 215 milhões e beneficiará mais de 800 mil pessoas.

Fonte: