A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, através do Departamento Regional de Canoinhas, promoveu uma fiscalização volante nas manhãs de 19 e 23 de outubro, no município de Major Vieira, planalto norte catarinense. Estas foram ações para o cumprimento de metas de fiscalização agropecuária. A operação foi realizada pela médica veterinária Thaisa Grazielle Radin, pela engenheira agrônoma e gestora de Defesa Agropecuária da Cidasc de Canoinhas, Maritza Martins Mansani, e pelo técnico auxiliar agropecuário Gilson Gonçalves, e contou com o apoio da Polícia Militar Rodoviária Estadual – PMRv. Foram fiscalizados veículos carregados e vazios, além da realização de educação sanitária com todos os motoristas abordados.
A fiscalização volante é uma das atribuições mais importantes da defesa agropecuária, visto que ela tem por objetivo educar, corrigir e coibir o trânsito irregular de animais, vegetais, produtos e subprodutos de origem animal e vegetal. Diferente de outras fiscalizações, dos diversos tipos de cargas, realizadas nos postos 63 fixos da Cidasc, a fiscalização volante acontece em pontos diferentes, específicos e estratégicos. Cada gestor de Defesa Agropecuária avalia de acordo com o conhecimento do município de atuação. O público alvo são condutores de veículos transportadores e veículos em geral, incluindo ônibus.
De acordo com a gestora de Defesa Agropecuária Maritza Martins Mansani, nestas atividades itinerantes, os motoristas são orientados da importância de portar o documento oficial de trânsito agropecuário para comprovação da origem e destino desses produtos e controle de doenças e pragas que possam a ser veiculadas dentro e fora de Santa Catarina. “Precisamos estar sempre atentos na proteção do status sanitário de Santa Catarina. Nossa meta anual de fiscalização volante de veículos precisa ser cumprida. Durante a ação, aproveitamos para educar e conscientizar os motoristas sobre os riscos do não cumprimento das medidas sanitárias”, destaca.
Como o catarinense pode contribuir com o trabalho da Cidasc:
Os catarinenses que verificarem o trânsito irregular de bovinos e produtos agropecuários, inconformidades na produção de produtos de origem animal, criação e abate clandestino e, fraudes, devem sempre comunicar à Cidasc ou denunciar no telefone da Ouvidoria do Estado (0800-644 8500) ou no site www.ouvidoria.sc.gov.br/.
Galeria
Fonte: Departamento Regional de Canoinhas
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom