O setor agropecuário catarinense continua sendo um dos principais responsáveis pelo crescimento da economia. Mesmo em um ano atípico, marcado por grandes desafios, a produção no campo e na agroindústria não parou. Para encerrar o ano de 2020 com chave de ouro, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Deinp entregou, no dia 21 de dezembro, o certificado de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal- SISBI POA ao estabelecimento Indústria e Comércio de Laticínios Veneza, inscrito no Serviço de Inspeção Estadual – SIE 036, localizada no município de Nova Veneza.
O certificado foi entregue pela médica veterinária e gestora de Defesa Agropecuária do Departamento Regional de Criciúma, Aline de Oliveira e pela médica veterinária responsável regional pelo Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Luana Oliveira de Souza Venson. O Laticínio Veneza é o sétimo estabelecimento do Departamento Regional de Criciúma a aderir ao SISBI.
A adesão ao SISBI significa crescimento econômico para as indústrias, mais visibilidade para os produtos, mais oportunidade de crescimento e a garantia de oferta de produtos catarinenses de qualidade, devidamente regularizados, para todo o Brasil.
De acordo com a médica veterinária Luana Oliveira de Souza Venson, após fiscalizações, auditorias e cumprimento dos pré-requisitos, como a implantação do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC, o estabelecimento conquistou o SISBI. “Quando a agroindústria entende a importância da implementação efetiva dos programas de qualidade, todo o trabalho no chão da indústria sofre melhorias e ganho de produtividade. O sistema APPCC segue normas internacionais de controle da qualidade para empresas do setor alimentício e quando implementado de forma efetiva, contribui tanto com o processo quanto ao cumprimento dos padrões pré-estabelecidos, tornando possível o alcance esperado dos resultados tanto para a qualidade do produto como para a eficiência produtiva da planta”, explica Luana.
Segundo o proprietário do estabelecimento Moacir José Albônico, as orientações dos técnicos da Cidasc foram fundamentais para que a empresa se adequasse e pudesse dar esse importante passo na busca de novos mercados e, ao receber o título do Sisbi destacou que é uma grande conquista na trajetória de 25 anos do Laticínio Veneza. “Nós, como proprietários do estabelecimento e o responsável técnico Frederico Reis, dedicamos a conquista a todas as pessoas que contribuíram e continuam contribuindo para o crescimento do Laticínio Veneza. Agradecemos a parceria da Cidasc ao longo destes anos que, por meio da fiscalização e educação sanitária, nos impulsionaram a melhorar cada vez mais a qualidade dos nosso produtos e processos para que pudéssemos entregar aos nossos clientes produtos de qualidade, obedecendo a legislação”, agradece Moacir.
Sobre o estabelecimento Indústria e Comércio de Laticínios Veneza
A empresa Indústria e Comércio de Laticínios Veneza produz derivados lácteos, entre queijos (queijos inteiros, queijos fracionados, queijos ralados e fatiados), iogurtes, bebidas lácteas, requeijões, natas, creme de ricota, manteigas, produtos zero lactose e fraciona embutidos cárneos. Há 25 anos, o Laticínio Veneza tem uma história de crescimento, com seu processo produtivo voltado para a qualidade de seus produtos e respeito aos consumidores.
Sobre o SISBI-POA
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, visando garantir a inocuidade dos alimentos e a manutenção da saúde pública.
O Sistema possibilita a equivalência dos serviços de inspeção dos Estados, Municípios e de consórcios públicos intermunicipais com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Esta equivalência dos serviços de inspeção promove a saúde pública, o combate à clandestinidade, a segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, bem como contribui para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário catarinense.
Mais informações sobre como conseguir o Selo SISBI e a legislação que o rege podem ser encontradas no site da Cidasc, aqui.
Fonte: Departamento Regional de Criciúma
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/