Foto: Jeferson Leoni

A Unidade de Beneficiamento de Pescado e Produtos de Pescado, Pescados Estrela do Mar Ltda, instalada no município de Barra Velha, recebeu nesta quinta-feira, 25, o Certificado de Adesão ao SISBI/POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), das mãos do presidente da Cidasc, Plinio de Castro, do médico veterinário e gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Deinp, Jader Nones, da gestora de Defesa Agropecuária Luísa Richter, do Departamento Regional da Cidasc de Joinville e da médica veterinária Andrea de Queiroz Brundo.

A empresa Pescados Estrela do Mar, certificada pela Cidasc, pode, a partir de agora, comercializar em todo o Brasil. A formalização da primeira agroindústria de Barra Velha pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) representa um novo momento para a Unidade de Beneficiamento.

Foto: Ascom/Cidasc

“A entrega de hoje é um marco para a Cidasc e para a empresa Pescados Estrela do Mar. A certificação do SISBI garante mais controles no processo produtivo, gerando aos produtos qualidade, segurança jurídica e alimentar para que estes possam ser comercializados em todo o território nacional. É uma expansão comercial muito significativa para a empresa e para Santa Catarina. Estamos tentando dar celeridade aos processos de adesão ao SISBI/POA. Sei que é um trabalho árduo, mas que fortalece a economia do município, além disso gera oportunidade de trabalho promovendo desenvolvimento econômico e social. Como entidade de governo estamos cumprindo a nossa missão, entregando o resultado de um grande trabalho realizado pelo Governo de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, bem como, pelos técnicos da Cidasc e por todos os funcionários da agroindústria. É uma grata satisfação entregar o primeiro Certificado de Adesão ao SISBI em Barra Velha”, ressaltou o presidente Plinio de Castro.

Santa Catarina é o maior polo pesqueiro do país. A adesão das Unidades de Beneficiamento de Pescados e Produtos de Pescados ao SISBI é a concretização de um importante trabalho realizado pela Cidasc, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Governo de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural por toda a cadeia produtiva, sendo a certificação um reconhecimento à qualidade e um incentivo a regularização do setor pesqueiro do estado.

Foto: Jeferson Leoni

Para Andreia do Carmo Silveira Thomaz, proprietária do Pescados Estrela do Mar, o selo SISBI-POA coroa um trabalho de muita dedicação no atendimento a todos os requisitos de qualidade e de sanidade exigidos pelos órgãos oficiais de controle. “Estamos muito felizes com a conquista. Receber a certificação representa um novo momento para os negócios, ampliando a possibilidade de geração de empregos para a região e de comercialização de nossos produtos com qualidade e segurança para todo Brasil”, celebrou.

Para a adesão ao SISBI as indústrias devem se adequar às normas e atenderem aos requisitos do sistema, que é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. Todo o processo produtivo necessita de programas de autocontrole, que devem abranger todas as fases de produção, incluindo desde o recebimento da matéria prima até a expedição final.

Jader Nones, gestor do Deinp, enfatiza que todos os envolvidos fizeram um importante trabalho para atender os requisitos exigidos pelos órgão oficiais. “Os profissionais da Cidasc são parceiros nesse processo de adesão, fazendo um trabalho orientativo e de verificação de cumprimento das exigências previstas na legislação. Aderir ao SISBI significa crescimento econômico para as indústrias, mais visibilidade para os produtos, mais oportunidade de crescimento e a garantia de oferta de produtos catarinenses de qualidade, devidamente regularizados, para todo o Brasil. Nessa certificação ganham todos: nós como órgão fiscalizador, os empresários e claro, o consumidor final”, destaca o gestor.

Participaram do ato, o deputado estadual Kennedy Nunes; o presidente da Câmara Municipal Claudionir Arbigaus; o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Aldair Nizer; os vereadores Nivaldo José Ramos, Alan Batista, Diego Morais, a auditora interna e controle de qualidade, Solary Cristina Isoppo; o responsável técnico Ricardo de Assis, e demais integrantes da empresa.

Foto: Ascom/Cidasc

Sobre a empresa

A indústria de pescados Estrela do Mar está registrada no Serviço de Inspeção Estadual – SIE desde 16 de setembro de 2019. É uma empresa com ambiente familiar, com 61 funcionários, focada em abrir mercados com produtos de qualidade e seguros.

Sobre o SISBI/POA

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI/POA tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, visando garantir a inocuidade dos alimentos e a manutenção da saúde pública.

O Sistema possibilita a equivalência dos serviços de inspeção dos Estados, Municípios e de consórcios públicos intermunicipais com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Esta equivalência dos serviços de inspeção promove a saúde pública, o combate à clandestinidade, a segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, bem como contribui para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário catarinense.

Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom