Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (FATENP) participaram na última quinta-feira (10/06), da atividade de campo do programa Sanitarista Acadêmico. A aula ministrada pela médica veterinária da Cidasc Melania Schmitt foi voltada à prática relacionada ao Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovinas (PNCEBT).
Os vinte e um alunos que participaram da dinâmica foram divididos em três grupos, com planilha de inspeção, simulando todos os passos do exame de Tuberculose e colheita de sangue para exame de Brucelose. Ao final, foi feita análise dos resultados.
A FATENP também sediou outras atividades em parceria com a Cidasc em 2021. Em maio, uma palestra abordou o Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina (PNCEBT), a habilitação de Médicos Veterinários e a certificação de propriedades como livres destas doenças. Em abril, as atividades desenvolvidas enfocaram a Defesa Sanitária Animal e o combate à Tuberculose Bovina. Os auxiliares de campo Jair Alvaro Alves e José Reis Fortkamp deram suporte para a realização das ações com os universitários.
Estas atividades fazem parte do programa Sanitarista Acadêmico, idealizado pela equipe da Cidasc para aproximar o setor educacional e a defesa agropecuária através de palestras e projetos futuros de pesquisa, contribuindo para formar profissionais com mais conhecimento sobre defesa agropecuária. A intenção é não se restringir aos cursos mais próximos do campo, como Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia, abrangendo também outras especialidades no campo da saúde, uma vez que cuidar da sanidade animal e vegetal é também promover a saúde humana.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Denise De Rocchi
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/