Animais de toda região Sul participarão da exposição de Gado Jersey de Braço do Norte, iniciada no feriado de 12 de outubro. É a primeira vez desde o ano 2000 que exemplares do Paraná e do Rio Grande do Sul participarão de uma feira agropecuária catarinense, o que se tornou possível com a certificação dos estados vizinhos como zonas livre de febre aftosa sem vacinação. Santa Catarina ostenta este título, concedido pela OIE, desde 2007.
Cerca de 180 animais foram inscritos para a exposição. Três veterinários da Cidasc e dois da iniciativa privada vistoriaram os animais no momento da chegada. Esta é uma prática rotineira em todos eventos agropecuários, para verificar a condição clínica dos animais e afastar a possibilidade de transmissão de doenças durante sua realização.
Para um bovino ou bubalino oriundo de região livre de febre aftosa sem vacinação entrar em Santa Catarina, é preciso apresentar os atestados sanitários. A permissão é válida para os animais mais jovens, nascidos após a suspensão da vacinação no estado de origem. Quanto à brincagem, ela será feita se o animal exposto na feira for comercializado para uma propriedade catarinense.
A participação de animais de outros estados é uma das razões de otimismo com a feira agropecuária. A outra é o retorno do evento após dois anos, num momento em que a pandemia do coronavírus está mais controlada. Ainda assim, o evento terá público restrito e um protocolo de segurança que inclui uso obrigatório de máscaras dentro do parque de exposições Huberto Oenning.
Braço do Norte é considerada a Capital Nacional do Gado Jersey. A exposição é organizada pelo núcleo de criadores desta raça e pela prefeitura municipal.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/