O evento “Reunião sobre uso de drones para a prestação de serviço na aplicação de agrotóxicos” acontece 26 novembro de 2021, às 09h00, no formato 100% online, com inscrições gratuitas e limitadas, voltadas aos prestadores de serviço na aplicação aérea de agrotóxicos com o uso de drones. Os interessados devem se inscrever através do endereço https://forms.gle/z549QehJxLfjX5eP8 . Após aprovação da inscrição, os mesmos receberão o link para acessar a sala virtual no dia do evento.
O objetivo do encontro é orientar os prestadores de serviço na aplicação de agrotóxicos com o uso de drones (veículos aéreos não tripulados) sobre a legislação estadual de agrotóxicos, da necessidade do registro da empresa prestadora de serviço, e sobre a prestação de contas dos serviços realizados.
Com a recente regulamentação do uso de drones para aplicação aérea de agrotóxicos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, através da Portaria MAPA nº 298, de 22 de setembro de 2021, acendeu um alerta, já que a legislação estadual de agrotóxicos também estabelece condicionantes neste tipo de prestação de serviço.
No evento, serão debatidos:
- Legislação que regulamenta a atividade;
- Como realizar o cadastro de prestador de serviço junto à Cidasc; e
- Envio de informações obrigatórias ao Sigen +.
A pulverização por drones é uma tecnologia recente e vem crescendo nas lavouras de todo o Brasil. O engenheiro agrônomo e gestor da Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas, Matheus Mazon Fraga, explica que os aparelhos são uma alternativa técnica aos métodos tradicionais de pulverização, transformando-se em mais uma ferramenta na busca por ganhos de produtividade. Essa tecnologia, opera com menores volumes de calda e permite uma grande precisão, trazendo ganhos aos produtores.
“Nosso objetivo com esse encontro é levar informação para as pessoas físicas ou representantes de pessoas jurídicas que prestam serviços ou que pretendem prestar serviços na aplicação aérea de agrotóxicos no estado de Santa Catarina, através do uso de drones. Queremos esclarecer as normas e obrigações legais para este tipo de atividade em nosso estado”, destaca Fraga.
Mais informações:
E-mail: dedev@cidasc.sc.gov.br
WhatsApp: (48) 3665 7300
Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom