A Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRSS) será realizada nesta terça-feira, dia 27 e quarta-feira, dia 28, na Universidade do Planalto Serrano, em Lages. O encontro em como objetivo reunir propostas da sociedade para a agricultura familiar brasileira para a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS). A etapa é realizada em todos os estados do país e passou por 12 municípios catarinenses.
Em outubro, os debates regionais serão levados a Brasília, onde ocorre a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS) “Por um Brasil rural com jeito do jeito que a gente quer”, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).
“Em nosso estado, a preparação da Conferência Estadual envolveu em torno de 700 pessoas entre assentados da Reforma Agrária, representantes de movimentos sociais, sindicatos e órgãos governamentais. Agora iremos consolidar tudo o que foi debatido até então”, explica o delegado federal do desenvolvimento agrário no estado, Jurandi Gugel.
A Conferência terá os seguintes temas: Desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil Rural e fortalecimento da Agricultura Familiar; Reforma Agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais; Abordagem Territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida e Gestão e Participação Social. Também serão contemplados nas propostas a autonomia das mulheres rurais e emancipação da Juventude Rural e a promoção do etno-desenvolvimento.
Fonte: Portal Economia SC