Gestores dos departamentos regionais da Cidasc participaram nesta quinta-feira de uma reunião com a diretoria da empresa. O encontro, realizado em Campos Novos e conduzido pelo presidente Junior Kunz, teve como objetivo alinhar procedimentos e trocar experiências. 

“Ocasiões como esta são fundamentais para dar unidade às nossas ações e para qualificar a defesa agropecuária, pois temos 19 departamentos, 57 barreiras sanitárias, dois laboratórios e estamos de prontidão para atender mais de 500 mil produtores rurais. Nossa gestão busca uma gestão moderna, eficiente e coesa”, afirma o presidente Junior Kunz. 

O diretor de Desenvolvimento Institucional, Marcos Roberto Pacheco, destacou que o objetivo principal da nova gestão é fazer com que a Cidasc, a partir do aporte feito pelo Governo de Santa Catarina para investimentos na defesa agropecuária, alcance um patamar de excelência na prestação de serviço aos produtores rurais.Para isto, é necessário o alinhamento entre todos os elos que formam a Cidasc.

No último ano, a companhia registrou avanços como o aumento no número de empresas catarinenses registradas no serviço de inspeção sanitária com SISBI ou Selo Arte, que permitem a comercialização para outros estados de produtos feitos em Santa Catarina. Na área vegetal, foram realizadas mais de mil fiscalizações em propriedades rurais e estabelecimentos comerciais, para garantir a sanidade vegetal e controlar a venda de insumos. 

Os dois laboratórios de análise da Cidasc, credenciados pelo Inmetro, prestam importante apoio às atividades de defesa agropecuária. Em 2021, foram realizados mais de 12 mil exames. Na área animal, foram mais de um milhão 397 mil GTA’s emitidas e mais de 1800 propriedades rurais certificadas como livres de brucelose e tuberculose. 

As ações de fiscalização realizadas pela equipe técnica em todo o Estado de Santa Catarina são importantes para assegurar a saúde dos animais e a produção de alimentos inspecionados e de procedência regularizada. Entre as ações realizadas pela Cidasc também estão os programas Sanitarista Junior e Sanitarista Acadêmico, além de palestras direcionadas aos produtores rurais e entidades ligadas à cadeia produtiva de alimentos. São atividades de educação sanitária que ajudam a promover uma imagem positiva da companhia e a engajar a população nos esforços de defesa agropecuária. 

O trabalho desenvolvido pela Cidasc é essencial para a manutenção da saúde única, que abrange a saúde animal, a saúde humana e o cuidado com o meio ambiente. 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom