Quatro produtores de Bela Vista do Toldo receberam no início deste mês o certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose. As propriedades de Célio Iarrocheski, Edinei Francisco Wieczorkievicz, Tobias Elisando Ferreira e Valdir Schiessl Júnior são as primeiras do município, localizado na região de Canoinhas, a receber a certificação.
Alcindo Bradonski, de Canoinhas, também foi certificado neste mês de junho. Os certificados foram entregues pelo gestor do Departamento Regional de Canoinhas, Zenon Mario Pieczarka Junior, e pelo responsável pela Defesa Sanitária Animal na regional, Fernando Roberto Leite Braga.
Todos são produtores de leite associados à Cooperleite e a cooperativa tem incentivado os produtores a buscar a certificação, assim como a Cidasc. “A Cooperleite tem subsidiado os exames nos rebanhos, visando certificar o maior número possível de propriedades”, conta o médico veterinário Fernando Roberto Leite Braga.
A certificação traz diversas vantagens, como maior facilidade na comercialização de animais e a possibilidade de conseguir melhor remuneração pelo produto. Para os laticínios, há maior segurança quanto à qualidade do leite.
A Cidasc tem incentivado os produtores a certificarem as propriedades não só pelas vantagens econômicas, mas também pelos ganhos para a saúde pública. Santa Catarina tem uma das menores incidências de brucelose e tuberculose do país. A certificação de propriedades é uma das medidas que contribuem para melhorar ainda mais esse índice.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom