Pela primeira vez, Chapecó recebeu o cônsul geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen, nos dias 14 e 15 de setembro. O diplomata foi acompanhado pelo secretário de Assuntos Internacionais do Governo de Santa Catarina, na agenda que incluiu contatos com produtores e empresários. 

Christensen teve uma intensa agenda em Chapecó nos mais diversos segmentos. Uma das demandas apresentadas pelos chapecoenses ao cônsul norte-americano é a renovação do Sistema Geral de Preferências para o Brasil. O SGP é um regime criado por órgãos da ONU, no qual os países mais desenvolvidos oferecem vantagens tarifárias para que países em desenvolvimento tenham acesso a seus mercados. 

Na oportunidade, o cônsul geral visitou também as instalações frigoríficas da Cooperativa Aurora (unidade frigorífica FACH 1, de abate de suínos) e a nova indústria de processamento de soja da Cooperalfa, que iniciou suas atividades em fevereiro deste ano. O Secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural (SAR), Ricardo Miotto Ternus, junto da diretora de Qualidade e Defesa Agropecuária da SAR, Daniela do Carmo Carneiro, e do diretor de Defesa Agropecuária da Cidasc, Diego Torres Severo, acompanharam as visitas  em ambas agroindústrias, esclarecendo as dúvidas suscitadas por Christensen

Do ponto de vista sanitário, a carne catarinense é de alta qualidade e atende aos padrões mais exigentes: o Estado é zona livre de febre aftosa sem vacinação e livre de peste suína clássica. Devido a esses requisitos, Santa Catarina tem plantas habilitadas para venda de carne suína para os EUA, e um dos objetivos desta visita é incrementar as exportações para este país.

A estrutura das agroindústrias causou uma boa impressão ao cônsul Shane Christensen, que conheceu também iniciativas de inovação relacionadas ao agronegócio e a outros setores econômicos de Santa Catarina.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom