O presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Junior Kunz, e a diretora de Planejamento e Inovação, Manuela Studt da Rocha, realizaram, no dia 05 de dezembro, visita ao Posto de Fiscalização Agropecuária da Cidasc de Campo Erê.
O posto da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), localizado na divisa com o Paraná, é compartilhado com a Cidasc. O posto de fiscalização é rechaço, ou seja, não permite a passagem de cargas de produtos de origem animal ou de cargas vivas.
Para garantir o status sanitário diferenciado, que permite à Santa Catarina colocar seus produtos nos mercados mais exigentes, a Cidasc mantém 58 postos fixos de fiscalização em diferentes pontos do Estado.
Além do controle do trânsito de animais e produtos de origem animal na fronteira e nas divisas, Santa Catarina possui todos os bovinos e bubalinos identificados e rastreados.
A vigilância no trânsito agropecuário realizada pela Cidasc busca prevenir a introdução de doenças animais e vegetais que colocam em risco a saúde pública, a sanidade animal, vegetal e os interesses econômicos do Estado. O sistema funciona o ano inteiro, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Experiência
Junior Kunz reforçou a importância do serviço de fiscalização realizado pelos profissionais nas barreiras sanitárias. “A ação preventiva é sempre importante. Se hoje colhemos frutos na qualidade e sanidade do nosso plantel, muito devemos à fiscalização que é realizada pelos nossos agentes”, pontua Kunz.
Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom